Mestre Soin dá aula de capoeira no Novembro da Consciência Negra da Fumec

Jogo de capoeira é realizado na Universidade Fumec/Foto: Anna Clara Monteiro

Por Leandro Alves

O fundador e coordenador do projeto social Mais Capoeira, Ricardo Rosa de Jesus – também conhecido como Mestre Soin, ministrou uma aula de capoeira no espaço de convivência da Universidade Fumec nesta quarta-feira, dia 13, às 9h. A ação faz parte do evento Novembro da Consciência Negra da Fumec, realizado pelo Projeto de Extensão Cultura, Diversidade e Consciência Negra, coordenado pela professora Renata Silvino.

Sob as orientações de Mestre Soin, alunos, professores e membros da comunidade acadêmica vivenciaram um momento de sociabilidade e solidariedade. O capoeirista ensinou movimentos básicos e, de forma inclusiva, fez com que todos colocassem os corpos em ação e trabalhassem também a musicalidade, embalada pelo ritmo do berimbau.

A capoeira é considerada umas das maiores manifestações culturais brasileiras e é reconhecida mundialmente como prática que une o esporte e a arte. A música é um dos elementos que distingue esta modalidade de outras lutas. Em 2014, foi reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, passando a salvaguardar a memória de resistência do povo vindo da África.

Fundado em 2016, o Mais Capoeira tem caráter sociocultural, utilizando a prática da capoeira como ferramenta de educação, inclusão e desenvolvimento individual e comunitário. O projeto oferece aulas gratuitas às 19h nas terças e sextas. Os treinos acontecem no espaço público do Parque Municipal Juscelino Kubitschek (Parque JK), localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Fotos: Anna Clara Monteiro e Thales Valle

Saiba mais:

Associação Querubins leva ritmo ao espaço de convivência da Fumec

Semana da Consciência Negra tem workshop voltado para cabelo afro

Consciência Negra: roda de conversa aborda desafios da doença falciforme

Semana da Consciência Negra debate comunicação antirracista

About The Author