TCC’s

Trabalhos de Conclusão de Curso

Mulheres em situação de rua em Belo Horizonte: A invisibilidade do gênero nos centros urbanos

O documentário feito pela Ponte Produtora narra a violência das mulheres em situação de rua em Belo Horizonte, tendo como foco a solidão e as dificuldades que elas enfrentam nas ruas, tais como o descaso de outras pessoas que passam por elas e nem seques as enxergam, a violência pública ou até mesmo se deus companheiros, a higiene, principalmente o período menstrual, e em alguns casos a gravidez. Dentre outras adversidades das quais elas precisam lidar estando nas duas.

Anna Clara Cordeiro, Branca Lima, Luan Cândido, Maria Victória Moreira, Miguel Faria, Natália Hallak, Pedro Paiva, Tamires Fernandes, Rafael de Aguiar.

Só Água na Geladeira

O podcast busca destacar o quadro de insegurança alimentar no Brasil, a partir da realidade do município de Belo Horizonte. O principal objetivo é evidenciar essa discussão, organizando as informações de forma objetiva, para que o ouvinte tenha conhecimento da realidade de insegurança alimentar presente no país e das políticas públicas de combate à fome do município citado.

Palavras-chave: Insegurança Alimentar, Brasil, Belo Horizonte.

Leonardo Sousa

Descancela Podcast

Este trabalho deu origem ao Descancela Podcast que debate sobre a prática do cancelamento, o que acarreta o boicote de pessoas, de forma marcante, nas redes sociais. O podcast mostra, no episódio apresentado, pontos de vista de especialistas na área da comunicação sobre o assunto e as consequências da cultura do cancelamento, especialmente no caso das celebridades que adquirem maior visibilidade pelo grande número de seguidores.

Palavras-chave: cancelamento; celebridades; cultura do cancelamento, podcast, redes sociais.

Bruna Rossi

Pandemia de Covid-19: as consequências de uma política que mata

A reportagem televisiva “Pandemia de Covid-19: as consequências de uma política que mata”, sobre os efeitos da gestão do governo federal durante a pandemia de Covid 19 no Brasil, apresenta entrevistas com fontes especialista, oficial e testemunhal sobre a doença que se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil em 2020, com 683 mil mortes no país, e a condução da pandemia pelo governo federal que contrariou as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Palavras chaves: Pandemia de Covid -19, Governo Federal, OMS.

Melissa Miranda

Mãe Terra

O documentário Mãe Terra aborda a luta por direitos das etnias Ticuna, Kambiwá, Puri e Ye’kwana, residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e relaciona a importância do território na cultura indígena com o protagonismo feminino no movimento por direitos associados à vida na cidade. Foram entrevistadas mulheres que exercem a liderança coletiva, em relação às tradições culturais, às experiências urbanas, às conquistas e aos desafios da luta dos indígenas.

Pollyana Gradisse Silva

Testemunhos da Tortura: ditadura militar em Belo Horizonte

O documentário jornalístico “Testemunhos da Tortura: Ditadura Militar em Belo Horizonte” registra relatos da prática de tortura em Belo Horizonte, durante a Ditadura Militar (1964-1985). Com o objetivo de apresentar a visão de ex-presos políticos, o tema é tratado na perspectiva da contextualização da situação política da época e do relato da prática de tortura executada pelo regime ditatorial no Brasil. Por meio dos testemunhos dos cidadãos torturados na capital mineira, o documentário aborda o uso da violência por um Estado opressor que, durante o período, violou os princípios constitucionais do Estado de Direito e dos Direitos Humanos.

Catherine Dias Rodrigues

A Luta pela Delicadeza: uma reportagem sobre as conquistas e os desafios da reforma psiquiátrica

Este trabalho deu origem a uma reportagem sobre o processo de reinserção social de pessoas portadoras de sofrimento mental, intitulada “A Luta pela Delicadeza”. A matéria, que utiliza recursos do jornalismo literário, visa informar sobre os desafios enfrentados e as mudanças
proporcionadas pela Reforma Psiquiátrica. A reportagem detalha as formas substitutivas de tratamento disponibilizadas aos portadores de sofrimento mental, presentes em centros de convivência da rede pública e iniciativas da sociedade civil. Especialistas na área foram entrevistados sobre a história da Reforma Psiquiátrica, bem como sobre o setor da saúde mental em Belo Horizonte, para divulgação dos serviços disponíveis.

Camilla Coelho Quirino

O caso “Ninho do Urubu”: análise da comunicação institucional do Clube de Regatas do Flamengo

A presente monografia é um estudo de caso sobre a comunicação institucional do Clube de Regatas do Flamengo após o incêndio em seu centro de treinamento, popularmente conhecido como “Ninho do Urubu”, que levou à morte de dez atletas das categorias de base, ocorrido no dia oito de fevereiro de 2019. Os conceitos e ensinamentos de Forni (2019) e Rosa (2001), (2003) sobre crises de imagem e comunicação e gestão de crises foram usados para analisar trinta e uma manifestações dacomunicação institucional do clube em seu site, durante o imediato período pós tragédia até o dia trinta e um de março de 2019, após o clube obter a liberação total de funcionamento do seu centro de treinamento, interditado logo após a tragédia. A partir desses conceitos, cinco categorias de análise foram estabelecidas para a análise do material empírico colhido: tempo de resposta; atenção às vítimas e familiares; manutenção do fluxo de funcionamento; linguagem utilizada;
comunicação e transparência.

Eduardo Pires Wanderley

Prelúdio: uma coletânea de crônicas jornalísticas

O livro “Prelúdio: Crônicas sobre a vida” é um conjunto de crônicas jornalísticas que apresenta ao leitor uma reflexão das estações da vida. O trabalho é dividido em três capítulos – Gênesis, o nascimento; Os Nove Estágios, a vida e suas dores e infernos; e Além-Mar, a redenção dos nossos sofrimentos.

Ana Elisa Fortes Vilela de Carvalho

Multi: Web Revista com reportagens e análises jornalísticas multitemáticas

O livro “Prelúdio: Crônicas sobre a vida” é um conjunto de crônicas jornalísticas que apresenta ao leitor uma reflexão das estações da vida. O trabalho é dividido em três capítulos – Gênesis, o nascimento; Os Nove Estágios, a vida e suas dores e infernos; e Além-Mar, a redenção dos nossos sofrimentos.

Bernardo Ribeiro, Cristiano Bazílio, Daniel Costa, Felipe Campos, Gabriel Nascimento, Guilherme Marrara e Natália Ramos

Alzheimer: tempo de afeto

Tipo mais comum de demência no mundo, a doença de Alzheimer não tem cura e atinge, em sua maioria, os idosos. Muitas vezes confundida com problemas naturais da idade, passa despercebida para os familiares e não recebe devida visibilidade midiática. Este trabalho resulta na produção da reportagem televisiva “Alzheimer: tempo do afeto”, que aborda a convivência com o paciente, em suas diversas fases, relatando experiências e sobre o atual estágio do tratamento. Por meio de depoimentos de familiares, cuidador e médico, a reportagem busca contribuir para o esclarecimento sobre a doença, sensibilizando para
importância do afeto nesse contexto.

Fernanda Alves Fonseca