O Curso

O curso proporciona formação crítica e criativa, fundamentada, teorizada e instrumentalizada para a capacitação profissional, bem como os parâmetros éticos no exercício da profissão, a aproximação com a realidade local e a atuação em atividades acadêmicas de grande relevância social. O aluno é preparado para atuar nos diversos setores da Comunicação, área dinâmica que se movimenta conforme a evolução do cenário socioeconômico, através dos fenômenos políticos, demográficos, tecnológicos e mercadológicos. Um dos nossos diferenciais é a aproximação com o mercado de trabalho, tendo convênios de estágio supervisionado com instituições e veículos renomados.

O Jornalismo da FUMEC venceu o Prêmio Vivo/Telefônica de Fotojornalismo (2014) e é tricampeão do Prêmio Délio Rocha (2011, 2012 e 2013), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, e ficou entre os três melhores em 2015 e 2016. O curso está entre os mais bem avaliados do país, inclusive em visita feita por avaliadores do MEC, recebendo nota 4, num total de 5, além do selo de Qualidade do Guia do Estudante. Os alunos fazem visitas técnicas em redações e empresas de comunicação orientados por professores e convidados consagrados no mercado. Nos laboratórios os alunos têm a oportunidade de produzir revistas, jornais, programas de rádio, de TV e desenvolver a convergência digital, na web e em redes sociais.

Conteúdo

Além do trabalho em sala de aula, o curso procura despertar o aluno para as atividades de pesquisa e extensão, oportunidade de interação com a comunidade e efetivação da troca de saberes com os diversos atores sociais. O curso dispõe de sete laboratórios dotados dos mais atualizados equipamentos exigidos para a prática de aprendizagem. São eles: Redação Modelo, Jornalismo Impresso, Fotografia, Produção Gráfica, Rádio, Televisão e Jornalismo Digital.

Campos de atuação

O egresso está apto a trabalhar em redações jornalísticas, em diferentes mídias (rádio, TV, impressos e internet); bem como em assessorias de comunicação, agências ou empresas públicas e privadas. Pode atuar na criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com elas e em suas inserções culturais, políticas e econômicas.

Atos Legais de Autorização e Reconhecimento

Reconhecimento renovado pela Portaria nº 211, de 25 de junho de 2020.