Semana da Consciência Negra debate comunicação antirracista
Por Ana Luisa Guastaferro, Leandro Alves, Luisa Macaron, Maria Eduarda Carvalho e Pedro Tunes

O evento Cultura, Diversidade e Consciência Negra realiza nesta terça-feira (11) uma roda de conversa no auditório Phoenix, com o tema “Comunicação Antirracista”. O debate é mediado pelo professor do curso de Comunicação Social, doutor em Ciências Sociais, Aurélio Silva. Os encontros acontecem até a próxima quinta-feira (13).
Como convidados, o evento recebe hoje a historiadora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Carolina Oliveira, e o jornalista e especialista em comunicação estratégica, Bruno Torquato, que integra o Coletivo Lena Santos de Jornalistas Negras e Negros.
“O coletivo nasceu em 2019, a partir de uma pesquisa das jornalistas Marcia Maria Cruz e Edilene Lopes, e temos trabalhado em prol da comunicação de raça, tanto nas redações da imprensa quanto nas comunicações corporativas de diversas empresas”, conta o jornalista
A historiadora Carolina Oliveira explica a seguir a importância da comunicação antirracista
O evento foi iniciado com a dinâmica “Caminhada do Privilégio”, realizada no espaço de convivência da universidade, mediada por Camila Danielle Dias, pedagoga e tutora educacional na Fumec, e Douglas Santana, publicitário, presidente da Atlética Fumec e diretor de Direitos Humanos da Prefeitura de Nova Lima.
O encontro permanece ativo na parte da noite. Às 19h desta terça, acontece a roda de conversa “Saúde da População Negra: Desafios e Assistência na Doença Falciforme”, com a mediação da nutricionista e especialista em Saúde Pública, Flávia Reis. Ela terá como companhia a psicóloga e especialista em Psicologia da Saúde e Psicanálise Clínica, Adriana Pereira de Sousa; a assistente social e especialista em Saúde Pública, Nadma Dantas Silva e a médica hematologista Denise Soares Zouain.
Para informações sobre a programação, acesse aqui.






Fotos: Julia Costa
