Semana da Comunicação: direitos dos indígenas, cultura digital e empreendedorismo pautam o debate

Por Maria Victória Moreira

A Semana da Comunicação, realizada de 22 a 26 de maio, abordou temas variados durante os três últimos dias de palestras, como a questão indígena, marketing, empreendedorismo e amores líquidos em tempos de comunicação em rede.

Na quarta-feira (24), Érika Soares Martins, da Coordenadoria Estadual de Promoção da Igualdade Racial da Sedese-MG, e Avelin Kambiwá, idealizadora do Expo Abya Yala e coordenadora do Comitê Indígena Mineiro discutiram os “Direitos Indígenas: Desafios Contemporâneos”, informando aos alunos sobre a luta indígena e as políticas voltadas para esses povos. Durante o evento, a comunidade acadêmica foi convidada a participar do movimento no Twitter contra a PL 490 que busca impor o Marco Teórico e a anulação de Terras Indígenas.

Durante o evento, a comunidade acadêmica foi convidada a participar do movimento no Twitter contra a PL 490 que busca impor o Marco Teórico e a anulação de Terras Indígenas.

Confira entrevista de Avelin Kambiwá ao Conecta:

Assista também o documentário Mãe Terra, trabalho de conclusão de curso de Pollyana Gradisse que aborda a luta por direitos das etnias Ticuna, Kambiwá, Puri e Ye’kwana, residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e relaciona a importância do território na cultura indígena com o protagonismo feminino no movimento por direitos associados à vida na cidade.

Assista à palestra de Avelin Kambiwána íntegra.

Marketing e empreendedorismo

O CEO e fundador da agência Lebbe, Fernando Corrêa, levou ao palco o bate-papo sobre “Marketing: Uma Matriz Muito Além do Digital”. A propaganda da Skol foi abordada durante a conversa, exemplificando as estratégias do marketing ao longo dos avanços de linguagem e publicidade da marca. 

A programação de quinta-feira (25) uniu os campos do Jornalismo e Publicidade, com a apresentação de profissionais de ambos os cursos para conversar com os alunos.

Fernanda Flecha se graduou na Fumec e integrou a agência Totem em seus anos de universidade. Para a Semana da Comunicação, ela trouxe o bate-papo “Como explicar para minha avó o que eu faço na Globo?”, sobre o mercado do marketing e seus anos de carreira trabalhando no marketing da Globo. Mas além disso, ela agregou a discussão com sua experiência antes de entrar para a equipe da Globo, dando um panorama geral sobre o mercado para os estudantes.

O segundo bate-papo da quinta-feira (25), foi conduzido pelo Coletivo Periódico, criado por alunos de Jornalismo da Universidade Fumec. O coletivo convidou Fhilipe Pelajjio, fundador do site Moon BH e La Notícia; Nina Rocha, jornalista freelancer que já escreveu para a Revista Piauí, Folha de São Paulo e Uol Tab; e William Araújo, formado em jornalismo digital e que tem no currículo ampla experiência na área da web.

O bate-papo “Empreendedorismo no Jornalismo” foi coordenado por Ana Adolfo, aluna do curso de Jornalismo. Os profissionais abriram a discussão comentando sobre as possibilidades de atuar na comunicação fora da redação, explorando as outras áreas que podem passar despercebidas.

Assista à palestra do Periódico na íntegra.

O encerramento do evento aconteceu sexta-feira (26), com a palestra de Luciene dos Santos sobre “Amores Líquidos”. O currículo de Luciene comporta as áreas da Comunicação Social, na qual é mestre, Filosofia e História. “Em uma cultura digital, ser descartável é regra”, afirmou Luciene. Ela analisa que a sociedade perde o espaço físico para se encontrar no espaço virtual, por isso, o campo espacial se torna correlato a noção de tempo. Esta temporalidade passa a ser instantânea e  causa prejuízos aos seres humanos, como ansiedade e depressão.

Na era da comunicação digital e forte presença das redes sociais, em constante mudança, a professora reforçou o vínculo social que a educação deve gerar, por meio do acolhimento e carinho entre professores e alunos, enfatizando a importância da confiança dessa relação.  

A Semana da Comunicação é um evento organizado pelo corpo estudantil da Universidade Fumec que tem como o objetivo abordar temas que vão agregar a vida profissional e acadêmica de alunos de Comunicação Social.

Saiba mais sobre o evento:

Semana de Comunicação dialoga sobre desafios e tendências da área

Pré abertura da Semana da Comunicação aborda tecnologia e transformações do mercado