Semana de Comunicação dialoga sobre desafios e tendências da área

Por Maria Victória Moreira

A Semana de Comunicação, evento organizado por professores e alunos de Comunicação Social, iniciou a sua programação na segunda-feira (22). Abrindo as atividades, o publicitário Leonardo Henriques de Souza promoveu um bate-papo sobre: “Vídeo Sob Demanda: Do Analógico ao Streaming”. Leonardo é mestre em estudos culturais contemporâneos e trabalha com Comunicação Audiovisual há 20 anos, sendo 15 deles na Universidade Fumec. Durante a apresentação, ele proporcionou uma viagem por meio da linha do tempo que une o analógico ao streaming, trazendo informações sobre os diversos formatos.

Dando prosseguimento à programação, o jornalista Lucas Catta Prêta, âncora e editor executivo de jornalismo da Rádio BandNews BH, falou sobre “Mercado de trabalho nas redações e a importância do estágio”. Lucas deu um panorama sobre a introdução no mercado de trabalho por meio da prática do estágio, ao destacar suas primeiras experiências no mercado, incentivando os alunos a experimentarem até mesmo áreas da comunicação que podem não ser de seu interesse particular.  

Na terça-feira (23), profissionais da agência Lápis Raro e do jornal Estado de Minas conversaram com os estudantes, abordando questões relativas, entre outras, aos contextos das fake news e desinformação nas redes  digitais, responsabilidade social das empresas e influência das tecnologias da comunicação no campo de atuação profissional.

Acumulando 35 anos de experiência, a agência full-service, Lápis Raro, trouxe os profissionais Juliana Sampaio, Carol Zanco, Thais Diniz, Fabio Kuzuhara e Saullo Soares para debate sobre o tema: “O Futuro na Ponta do Lápis: Tendências de Comunicação e Tecnologia”.

A programação da terça-feira foi encerrada com o bate-papo conduzido pelo diretor de redação, Carlos Marcelo Carvalho, e o editor e responsável pelo conteúdo multimídia do jornal Estado de Minas, João Renato Faria, sobre os “Desafios da produção e distribuição de conteúdo na era das fake news”. Os jornalistas discutiram mudanças enfrentadas no cotidiano da redação, no contexto da comunicação em rede, incluindo a conexão com outras mídias, como a televisão e a internet, e a convergência e participação social nas redes digitais. 

Outro ponto tratado foi a diferença entre o fenômeno da click bait – forma de publicidade enganosa que visa gerar cliques e impulsionar a divulgação online, e as chamadas as fakes news –  distribuição deliberada de desinformação nos meios de comunicação e mídias sociais –  além de como os veículos se posicionam hoje para compreender se há ou não uma diferença entre elas.

Acompanhe a programação pelo Instagram da Semana da Comunicação 2023.

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