Antonieta de Barros e o Dia do Professor

No Dia dos Professores, celebramos quem comunica com paixão e transforma com conhecimento/Foto: Acervo pessoal

Por Leandro Alves

No dia 11 de Julho de 1901, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, nascia Antonieta de Barros. Filha de Catarina de Barros, mulher ex-escravizada, Antonieta nasceu 13 anos após a abolição da escravatura, realizada em 1888. Desde criança, a florianopolitana se viu abraçada pela educação. Sua mãe transformou a casa da família em uma pensão para estudantes, e a convivência com estes ajudou a incentivar a garota e sua irmã Leonor a se alfabetizarem.

Antonieta de Barros, professora e jornalista/Foto: Museu da Escola Catarinense/Udesc

Assim, aos 21 anos tornou-se professora em um curso particular ministrado em sua casa, voltado à alfabetização da população carente. Jornalista e escritora, Antonieta foi uma das três primeiras mulheres eleitas no Brasil, sendo a primeira mulher negra a assumir um mandato popular. Sua entrada no mundo político, porém, apenas a aproximou da educação. A jornalista participou da fundação da Liga do Magistério Catarinense, em 1925, sendo a primeira secretária da organização, que tinha como objetivo a defesa dos professores do Estado de Santa Catarina.

Eleita deputada estadual no ano de 1934, Antonieta levou consigo o espírito de docente. Com o projeto de Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948, a deputada criou o dia do professor e o feriado escolar nesta data. Apenas 20 anos depois a homenagem seria estendida para o todo o território nacional, durante o governo de João Goulart, em 1963. Sua comemoração, porém, é realizada em 15 de outubro, instituída pelo então presidente.

Nesta data, comungando dos mesmos pensamentos de Antonieta, celebramos o imenso orgulho dos professores de nosso país. Membros da formação escolar e universitária, os docentes são aqueles que têm em sua vida a missão de transmitir o conhecimento, e o fazem com maestria. De sua comunicação para com os alunos, nascem as mais belas ideias, alterando positivamente a vida de todos ao redor.

Professores do curso de Comunicação Social/Foto: Acervo pessoal

About The Author