Roda de conversa sobre consciência negra e inclusão no ambiente acadêmico reúne professores e alunos

Por Pedro Tunes e Yana Zebian
Estudantes e professores da Universidade Fumec promoveram uma roda de conversa como parte do projeto de extensão Cultura, Diversidade e Consciência Negra, com o objetivo de criar um espaço de diálogo e reflexão sobre a importância da representatividade e da inclusão no ambiente universitário.
A iniciativa, na última terça-feira, dia 17 de junho, buscou fortalecer o sentimento de pertencimento entre os alunos de grupos étnico-raciais diversos e de outras minorias historicamente sub-representadas. Para a professora das Engenharias e Arquitetura e Urbanismo, Renata Silvino, uma das organizadoras do evento, é fundamental que os estudantes se sintam valorizados e acolhidos. “O impacto é positivo, pois promove a construção de espaços de pertencimento, representatividade e diálogo intercultural no cotidiano acadêmico”, destacou.
Mesmo com a relevância do tema, a participação estudantil foi abaixo do esperado, o que reforça a necessidade de maior envolvimento da comunidade acadêmica.
O aluno Artur Filipe de Oliveira, 23, do curso de Engenharia Aeronáutica, também participou da conversa e, em vídeo, destacou a importância de ações como essa para a vida universitária.
O projeto terá continuidade no segundo semestre, com encontros programados para agosto, voltados ao planejamento da Semana da Consciência Negra, que acontece em novembro. Um dos próximos temas abordará a trajetória da intelectual e ativista Lélia Gonzalez, com a recomendação para que os estudantes conheçam a nova série do podcast História Preta, disponível no Spotify.
Interessados em participar das próximas ações podem solicitar o cadastro na lista de divulgação enviando um e-mail para: extensaoinformacoes@yahoo.com.
Leia também: Projeto Melânico celebra diversidade da cultura negra