Clínica Escola oferece atendimento psicológico gratuito

Créditos: Freepik

Por Isabella Ferreira

“Por meio da clínica-escola, tive acesso à psicóloga com a qual faço terapia até hoje e ela é realmente uma profissional muito competente, que faz um atendimento muito bom”, afirma a aluna do quinto período de jornalismo, Vitoria Figueiredo, atendida na Clínica-Escola de Psicologia da Fumec. Para ela, uma oportunidade para as pessoas serem ouvidas e aprenderem a lidar com os problemas de maneira mais leve. Os atendimentos gratuitos são feitos por estudantes de Psicologia do último ano da graduação, supervisionados por professores com experiência clínica. “Me senti muito bem acolhida, desde as secretárias, que são muito atenciosas e gentis, até a psicóloga, que é ótima.”

Estudante de Jornalismo, Vitoria Figueiredo: “autoconfiança para fazer coisas que eram muito difíceis”| Foto: Arquivo pessoal

A aluna ainda destaca como o acompanhamento psicológico trouxe mudanças significativas em sua vida. “Me senti bem ao ter um espaço para falar das minhas questões de vida e para conversar livremente e abertamente sobre o que me faz bem e me faz mal. Fico mais leve depois da terapia. Sinto que, aos poucos, o acompanhamento psicológico está me dando mais autoconfiança para fazer coisas que, antes, eram muito difíceis para mim’, afirma.

“Ainda tenho pontos a melhorar e a tratar, mas estou aprendendo a lidar melhor com o que sinto. Sei que é um processo e que as mudanças não são imediatas, mas sinto que dei passos importantes, o que me deixa bem feliz”, completa. Para a estudante de jornalismo, ser atendida por alunos estagiários não afeta em sua confiança nos processos de atendimento. “Ter uma postura profissional é algo que não começa quando você se forma, mas sim desde que você entra na faculdade. Acredito que os alunos estagiários já tenham essa postura.” 

Ela enfatiza que a clínica se preocupa com o bem-estar dos pacientes, adaptando as condições dos atendimentos, para que eles se sintam confortáveis em um momento tão importante: o acompanhamento psicológico. “Ser atendida por alunos estagiários é interessante para ambas as partes, pois, ao mesmo tempo em que me ajudam com minhas questões, eles constroem aprendizado prático ao me atender. Eu sou beneficiada e eles também”, destaca. Vitória ressalta a qualidade do suporte psicológico e, por isso, indicou o atendimento a familiares que hoje são atendidos na Clínica.

Apoio psicológico
Os serviços de psicologia visam oferecer um ambiente seguro, em que cada pessoa se sinta acolhida e respeitada. “Valorizamos profundamente a empatia, a escuta ativa e a criação de um espaço de acolhimento, onde todos se sintam à vontade para compartilhar suas questões. Além disso, o sigilo é um pilar fundamental do nosso trabalho, garantindo que as informações sejam tratadas com o máximo cuidado e respeito”, diz a estagiária e estudante de Psicologia, Jessica Costa.

Jessica Costa, estagiária: atendimento prioriza acolhimento, empatia e sigilo | Foto: Arquivo pessoal

A estagiária ressalta o impacto significativo do atendimento que ajuda alunos, professores e colaboradores a lidarem de forma mais saudável com os desafios cotidianos, acadêmicos e emocionais. Além disso, “o plantão emergencial desempenha um papel crucial, oferecendo suporte imediato em casos de urgência, garantindo que quem precisa de atendimento possa ser acolhido prontamente”, destaca. 

“O estágio na clínica tem sido fundamental para minha formação, tanto profissional quanto pessoal. Ele permite que eu coloque em prática as teorias aprendidas em sala de aula, proporcionando um aprendizado mais profundo e significativo.” Para ela, “a vivência dos atendimentos enriquece minha capacidade de lidar com diferentes contextos e realidades, desenvolvendo habilidades essenciais para o meu futuro profissional”.

Clínica-Escola

A Clínica-Escola de Psicologia, localizada na Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH), oferece atendimento psicológico gratuito a jovens, adultos e idosos, com sessões focadas em psicoterapia breve, aconselhamento, orientação psicológica e apoio psicológico. Por conta da alta demanda, a clínica trabalha com uma lista de espera, garantindo que cada pessoa receba o suporte necessário com atenção e cuidado. Atendimentos emergenciais são realizados na modalidade de plantão psicológico, por ordem de chegada.

O agendamento para atendimento na Clínica-Escola de Psicologia pode ser feito pelo email: clinica.escola@fumec.br ou telefone 3228-3004

About The Author