Santa Casa BH inova em tecnologia de gestão hospitalar
Isabella Ferreira
Fundada em 1899, a Santa Casa BH, primeira instituição de saúde de Belo Horizonte e maior complexo hospitalar de saúde de Minas Gerais, tem implementado processos, dispositivos, softwares e inteligências artificiais no trabalho de suas equipes, gerando um ecossistema de inovação em amplo desenvolvimento. Com mais de 125 anos de história, a instituição é referência em assistência à saúde, principalmente nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, a Santa Casa BH Hospital de Alta Complexidade 100% SUS já realizou 32.487 internações, 12.369 cirurgias, 80.906 tratamentos e 2.094.836 exames.
A utilização da ferramenta NoHarm.ai pela Farmácia Clínica fez com que o setor reduzisse mais de um milhão de reais nos custos, no intervalo de dois anos. O software permitiu otimizar os processos, garantindo mais segurança na terapia medicamentosa. O processo impactou positivamente mais de 28 mil vidas, de janeiro a agosto de 2023, criando um atendimento seguro e individualizado.
Outra inovação o Escritório de Gestão de Altas (EGA), o único de um hospital 100% SUS em Minas Gerais. O projeto piloto foi implementado na Nefrologia e, em apenas cinco meses, gerou uma economia de mais de R$280 mil. Além disso, reduziu a média de permanência de internação de nove para seis dias, o que resultou em 1.150 novas internações, somente nesse serviço. Com um giro de leitos mais eficiente, a Santa Casa BH consegue atender um número maior de pacientes.
O complexo hospitalar é referência em especialidades como cirurgia cardíaca, neurocirurgia, oncologia, nefrologia, partos de alto risco e transplantes. Possui dez unidades divididas nos eixos de “Assistência à saúde”, “Ensino, Pesquisa e Inovação” e “Assistência Social”. Atendendo todas as faixas etárias e classes sociais, realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos anualmente.
A Santa Casa BH está desenvolvendo produção audiovisual em colaboração com a Produtora Nós, projeto experimental dos alunos do 8º período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Fumec, visando destacar as inovações da instituição.
Alta complexidade
A implementação de inovações nos setores de alta complexidade reduz custos e busca garantir excelência nos cuidados e melhoria no fluxo de trabalho dos colaboradores. “Temos uma inteligência artificial com foco na farmácia, já economizamos mais de um milhão e meio de reais desde que ela começou. Isso é muito relevante para a gente, temos expandido a parte da inovação cada vez mais, além de toda a parte de tecnologia que estamos sempre ligados”, relata a Superintendente de Relações Institucionais do Grupo Santa Casa, Raquel Ratton.
A representante ainda aponta os desafios enfrentados para aplicar as novas tecnologias. “Por ter o subfinanciamento do SUS, o complexo hospitalar possui um custo bem alto. A ideia é desenvolver internamente aplicativos e parcerias que possam ajudar na redução de custos de equipamentos para saúde. A instituição busca comprar e trocar os equipamentos por meio da capacitação de recursos, seja por emenda parlamentar, projetos incentivados ou outras fontes de recursos.”
A instituição investe em diversos programas para humanizar o atendimento, com o intuito de tornar a experiência dos pacientes mais agradável. A Superintendente de Relações Institucionais, Raquel Ratton, destaca os principais projetos desenvolvidos pela instituição e aponta também os valores fundamentais que prevalecem na assistência à população.
Produtora Nós
A Produtora Nós, projeto experimental dos alunos do 8º período do curso de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda da Universidade Fumec, está desenvolvendo produção audiovisual, em colaboração com a Santa Casa BH, visando destacar a importância histórica e as inovações do complexo hospitalar.
A Presidente e CEO da Produtora Nós, Julia Fernandes, explica o objetivo da minissérie. “Buscamos usar uma narrativa emocional e empolgante através da produção, que busca criar uma conexão com o público, mostrando esse impacto positivo da instituição na vida dos pacientes e na comunidade como um todo.”
A presidente da produtora conta que os episódios irão destacar uma jornada de superação e excelência dos serviços oferecidos, levando em conta a inovação e aspectos ao longo da história do personagem. “Os personagens vão ser pacientes que tiveram suas vidas totalmente impactadas pelos cuidados da Santa Casa BH e médicos que lideraram tratamentos inovadores e equipes que se dedicam a manter a instituição como um centro de referência”. Serão utilizados storytelling e depoimentos emocionantes dos pacientes e profissionais. “O foco nessas inovações que a instituição apresenta, muitas vezes as pessoas não sabem que o SUS tem inovação, tecnologia e conhecimento pra caramba.”
Raquel Ratton comenta sobre as expectativas quanto ao resultado da parceria com o projeto experimental. “Eu acho que o grupo, a produtora, é muito engajado, muito envolvido, estou com uma expectativa que eles consigam apurar histórias bem emocionantes e bem impactantes, que mostrem para a sociedade talvez algo que eles não saibam sobre a Santa Casa BH.”
A produtora busca sensibilizar o público, principalmente a comunidade mineira e potenciais doadores, para envolvê-los na história e impacto social da instituição. “A minissérie também vai ter o propósito de mostrar a Santa Casa como uma oportunidade de investimento social. Como ela é tão fundamental para a sociedade mineira, um dos pilares da saúde mineira. Mostrar como ela é um investimento social, tanto na área de inovação, quanto na área de conhecimento, tanto na área de saúde em si e como uma referência mesmo”, relata a presidente da produtora.
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