Produtoras apresentam projetos experimentais

Equipe reunida: professor Aurélio Silva e integrantes das produtoras /Foto: Arquivo pessoal

Por Ana Clara Cabral

O projeto TioCapone, o hospital Santa Casa de BH e o Instituto Adotar serão os clientes experimentais atendidos pelas agências da turma do 8º período de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O anúncio foi feito no último dia 25 de setembro, durante a apresentação das propostas pelas produtoras, integradas pelos estudantes do último período do curso. A 50° edição do evento apresentou os projetos desenvolvidos durante o segundo semestre deste ano pelas produtoras Mantra, Nós e Periódico.

Periódico e TioCapone: reportagem sobre a música como ferramenta de transformação social/Foto: Laura Fernandes

A produtora Periódico relatou a proposta de trabalho que visa valorizar os princípios do jornalismo. Eles irão produzir uma reportagem que mostra a música como ferramenta de transformação para pessoas em vulnerabilidade social em Belo Horizonte. A reportagem destacará programas sociais, com ênfase no projeto Meninos do Rock.

O criador do projeto, TioCapone, iniciou sua participação no evento cantando um trecho da sua música “Os Homi tá chegando”. Ele compartilhou a história do projeto atuante no bairro Leblon, incluindo seu surgimento e desafios enfrentados e expressou a grande satisfação de ser fundador de uma iniciativa que transforma a vida de muitos jovens.

“Tô cansado de provar que
Esse celular é meu
Que o tênis que eu uso
Foi papai que me deu”

Nós: minissérie sobre atendimento de alta complexidade da Santa Casa/Foto: Arquivo pessoal

Seguindo com as apresentações, a produtora Nós apresentou sua proposta para o cliente Santa Casa, maior complexo hospitalar de Minas Gerais, hoje com dez unidades que atendem todas as faixas etárias e classes sociais, com papel preponderante na área da saúde, especialmente junto aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A produtora irá desenvolver uma minissérie que evidenciará a inovação dos setores do hospital de alta complexidade do SUS. Com abordagem humanizada, a produção audiovisual ressaltará a importância histórica da Santa Casa.

A Superintendente de Relações Institucionais da Santa Casa, Raquel Ratton, enfatizou que o hospital inova em pesquisa e atendimento de alta complexidade e destacou os frutos da parceria com a produtora.

Integrantes da Mantra e Monica Corrêa, do Instituto Adotar: comunicação em defesa dos direitos humanos/Foto: Arquivo pessoal


O Instituto Adotar, atendido pela Mantra é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a defender e promover os direitos humanos, com ênfase em crianças e adolescentes institucionalizadas em entidades de acolhimento e comunidades carentes em situação de alta vulnerabilidade social.

Antes de encaminharem os menores de idade para casas de acolhimento, o instituto busca reconstruir seus laços com a família originária. Pensando nisso, a produtora Mantra irá documentar este processo com o intuito de ajudar na divulgação do projeto Adotar. Por isso, vão ajudar na divulgação da organização, para que as pessoas possam conhecer sua pauta e os desafios enfrentados.

A apresentação contou com a presença da fundadora do Instituto Adotar, Monica Rodrigues Corrêa, que falou sobre a história, a importância da adoção e como ela mudou a sua perspectiva de mundo após adotar. “Precisamos fazer diferença nessa terra”, afirmou.

A professora Lourimar Souza explica o papel do presentation, evento que apresenta as agências e produtoras experimentais, e o processo de trabalho que coloca em prática os conhecimentos da graduação.

A professora observou ainda a importância do desenvolvimento do projeto experimental para a construção de competências e habilidades profissionais.

About The Author