Conexcom discute impactos e possibilidades da IA no mercado profissional

Foto: Isabella Ferreira
Por Isabella Ferreira e Júlia Medef
A Semana da Comunicação 2025 (Conexcom) começou nesta segunda-feira (19), com palestra sobre inteligência artificial e seus impactos no mercado profissional. O evento, organizado pelos alunos da disciplina Promoção, Eventos e Extensão, do quinto período de Publicidade e Propaganda, foi realizado no Auditório Phoenix da FCH, e teve como convidado o comunicador e especialista em IA, Vinicius Teodoro.
Na abertura, o coordenador do curso Sérgio Arreguy e o professor da disciplina Promoção, Eventos e Extensão, Admir Borges, fizeram discursos apresentando o primeiro dia de palestras.

Reprodução: Instagram Conexcom
Desafios e oportunidades
Vinicius Teodoro é mestre em Ciência da Computação e atua há mais de seis anos com soluções de dados e inteligência artificial. Ao longo da carreira, já liderou projetos estratégicos para grandes empresas com o objetivo de transformar dados em resultados reais.
Durante a palestra, ele compartilhou experiências práticas de como grandes marcas estão lidando com os desafios e oportunidades da IA. Um dos exemplos foi o Clube Atlético Mineiro que enfrentava dificuldades para entender seu público e vender ingressos de forma mais eficiente. Com a aplicação da inteligência de dados, a equipe conseguiu traçar estratégias mais assertivas para a Arena MRV.
A palestra trouxe reflexões para o público sobre o impacto da IA na comunicação e na sociedade. A estudante de Publicidade e Propaganda, Anna Clara Monteiro, destaca a importância da discussão do tema para a área profissional. “Vinícius falou que há 11 anos estuda sobre inteligência artificial, mas agora ela começou de fato a ser inserida no nosso meio social e é importante aprender tudo o que é novo.”
A estudante comenta sobre o receio em relação às novas tecnologias, mas ressalta a necessidade de aprender a respeito delas.
Saiba mais sobre o evento:
Conexcom: regulamentação, ética e técnica da IA
Conexcom: debate sobre IA reforça importância da formação profissional
Conexcom: uso da IA exige política pública, educação digital e inclusão tecnológica