Rebeca Lima: “Levamos maior delegação que a gente já conseguiu em evento esportivo”

Por Guilherme Dias, Lerço Ruas e Mateus Brina

Foto: arquivo pessoal

O Conecta conversou com Rebeca Lima, diretora de eventos e secretária do Diretório Central Estudantil (DCE) da Universidade Fumec. Na entrevista a seguir, ela nos conta sobre os bastidores e o funcionamento da Atlética Universitária, inclusive a parte jurídica e de organização de eventos, tanto em relação às mobilizações físicas como aos custos com materiais esportivos, além da importância destas práticas para saúde mental dos universitários. A Atlética é uma associação formada por estudantes de um ou mais cursos da Fumec. Além disso, é conduzida voluntariamente por estudantes e não um departamento oficial com profissionais da instituição. Já o DCE é a entidade de maior representatividade estudantil que organiza e expressa as agendas e demandas dos alunos, representando-os junto à Reitoria,  níveis administrativos e deliberativos da instituição,  governo estadual ou federal.

Conecta – Como você conheceu e envolveu-se com a Atlética?  

Rebeca Lima – Eu entrei na faculdade em 2016, quando eu cheguei a Atlética aparecia um pouco mais, era uma época em que as pessoas estavam muito mais envolvidas e abraçavam muito o nome da Atlética, naquele tempo você só via camisas dos cursos de direito e engenharia, então nós ficávamos curiosos para saber o que era aquilo e de onde vinha esse pessoal. Foi por causa dessas ações nos pátios, as camisas, que tive meu primeiro contato com eles.

“Além de prática saudável pro corpo, traz a mente para momento são”

Conecta – Qual é a importância dos esportes durante a vida universitária?  

RL – O dia a dia de uma faculdade, cobrança para se formar, ter um diploma, você acaba pegando responsabilidade muito cedo. E o meio esportivo, além de ser uma prática saudável pro corpo, acaba trazendo a mente para um momento mais são, ajuda a aliviar o estresse da semana e promove um bem-estar social. Talvez o dia a dia da faculdade, por ser muito maçante, uma responsabilidade muito grande, e de não termos uma distração nos horários de aula, torna esse momento de treino uma parte importante para promover bem-estar.

“Cada cargo tem responsabilidade em trazer ação em conjunto”

Conecta – Quais são as principais responsabilidades do seu cargo dentro da Atlética?  

RL – Dentro da Atlética temos vários cargos, hoje eu sou a assessora de eventos e cada cargo tem a sua responsabilidade em trazer essa ação em conjunto para os alunos. A principal hoje é tornar a Atlética mais visível para os alunos pós-pandemia que não tiverem esse contato tão grande com ela e ainda não conhecem o que é fazer parte de uma. E, além disso, a Atlética dentro da faculdade é um meio de comunicação entre as diretorias e com as reitorias, onde nós conseguimos trazer benefícios para os próprios alunos também.

Conecta- Quais foram os maiores desafios que você enfrentou na Atlética e como os resolveu?  

RL – Por mais que não pareça, a Atlética é uma empresa, é um CNPJ. Então, quando a gente assume esse compromisso, nós temos que ter atos de eleição, temos todas essas responsabilidades no papel. A principal é você fazer com que a empresa “rode sempre no positivo”, vamos falar assim, afinal nós oferecemos treinos, damos benefícios para os alunos, e todas essas coisas custam dinheiro. Então a primeira parte é fazer com que a nossa empresa gire 100%. A experiência que isso traz para as pessoas, o modo de resolução desses problemas foi o nosso maior aprendizado nisso tudo, porque acaba que a gente lida literalmente com processos, a parte jurídica da empresa onde temos que administrar.

A gente teve um reconhecimento e adesão de alunos que não esperávamos”

Conecta – Qual é o momento memorável que você teve como membro da atlética até agora?  

RL – Foi em 2019. Acho que foi o último dos campeonatos que a gente participou, para uma Atlética ir para um campeonato desse nível estadual, que é o Engenharíadas, esse foi o primeiro campeonato daquele ano. Temos que rodar muita coisa, temos que entender de logística, saber fazer a parte financeira, preparação de produtos, preparação dos eventos, e todas as coisas do tipo. Foi o ano em que conseguimos levar uma delegação daqui da Fumec de quase 500 pessoas para o Engenharíadas em Sete Lagoas e um marco gigante para a gente. Levamos uma delegação de 500 pessoas, a maior que a gente já conseguiu levar num evento esportivo, além do mais, para a empresa, foi um ano muito lucrativo, a gente teve um reconhecimento muito grande e tivemos uma adesão de alunos que nós não esperávamos. E esse ano, com certeza, entrou para a história da Atlética.

Conecta – Como a Atlética promove os esportes na vida dos estudantes?  

RL – Nós temos uma parte que é voltada exclusivamente para o esportivo. A gente tem uma diretoria esportiva com avaliadores e fornecemos materiais esportivos para os treinos, facilitamos, olhamos as quadras, olhamos os treinadores, porque é muito importante ter esse apoio responsável de quem está ali para realmente ensinar. E os nossos atletas têm descontos para participar e têm todo o respaldo que a gente pode dar para eles para poder promover esse esporte dentro da faculdade.

“O esporte e lazer trazem essa coisa amena dentro da responsabilidade de cuidar do futuro”

Conecta – O quanto a “distração” e o lazer ajudam os universitários ao longo da vida acadêmica?  

RL – Como falei no início, a responsabilidade de estar dentro de uma faculdade é muito grande, a pressão para se conseguir o diploma, para formar dentro de cinco anos. Todos sabem que hoje um dos maiores problemas do século são os transtornos psicológicos que essa responsabilidade traz para um jovem, pensando que uma pessoa entra na faculdade com 18 anos e não tem uma maturidade formada ainda. O esporte e o lazer trazem essa coisa amena dentro dessa responsabilidade gigantesca que é estar cuidando do próprio futuro. E o bem-estar, a interação social, é algo importante que nós precisamos trabalhar, até para conseguir empregos em grandes empresas isso faz parte do processo.

Conecta – Sobre o DCE, como você faz para dividir as duas funções na Fumec? Sobra tempo ou não encontra dificuldades?  

RL – A gente programa, você tem que tirar pelo menos duas horas do seu dia para se dedicar totalmente às coisas da Atlética, para manter sua empresa em dia. Como eu disse, é uma empresa e você tem responsabilidade nela. Então, não podemos deixar as coisas passarem. É preciso dividir uma horinha para uma, uma horinha para outra. Aqui no Diretório Central, eu passo a manhã, durante esse tempo, eu consigo trabalhar todas as demandas, atender os alunos, ouvir os pedidos, as reclamações, as faltas, o que eles estão precisando. Já no período da tarde e da noite, temos que dar uma paradinha para entrar no CNPJ, ver o que está precisando, onde precisa de mais atenção.

“Temos muito orgulho de vestir a camisa da Fumec, se você sente essa mesma vontade é só vir aqui conhecer a gente”

Conecta – Para encerrar, qual o convite que você faria para os estudantes para participar da Atlética?

RL – O primeiro é de vir conhecer a nossa salinha, né? Para entender um pouco mais, nossa sala está lá exposta com todos os troféus das competições que a gente participa. Nós participamos principalmente de duas, uma estadual e outra em nível nacional, onde as pessoas competem com várias faculdades. Se a gente parar para pensar, é uma forma de levar o nome da Fumec para fora. Depois de conhecer a salinha, para um tempinho, converse com alguém, sempre vai ter o diretor financeiro, eu, diretora de eventos, a diretora de esportes também está sempre aqui presente. Nós sabemos que existem muitos preconceitos formados sobre a palavra “Atlética”, as pessoas acham que é só farra ou algo do tipo, mas a importância da empresa e o que a empresa fornece é gigante. Nós temos muito orgulho de vestir a camisa da Fumec, se você também sente essa mesma vontade é só vir aqui conhecer a gente.