Abertura do Congresso da Abrajet destaca responsabilidade social do turismo

Por Ana Luísa Ribeiro, Gabriela de Castro, Giovanna Ribeiro e Laura Mariano

No dia 21 de novembro de 2023, a Universidade Fumec recebeu o 38º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) para iniciar as atividades do evento que serão realizadas até o próximo dia 26 em Belo Horizonte. 

Os painéis temáticos gratuitos começaram às 8h e seguiram até às 18h. Os temas debatidos abordaram o compromisso da associação para o desenvolvimento do turismo no país, e em principal, Minas Gerais.

A abertura do evento foi realizada pelo professor do curso de Jornalismo, Aurélio José da Silva, e foi acompanhada pelo primeiro painel sobre a importância do diálogo entre jornalistas e trade turístico para tratar as questões fundamentais do crescimento de Minas Gerais. 

A palestra foi ministrada por Juliana Figueiredo, turismóloga há mais de 20 anos, que ressaltou a crescente consolidação do turismo com responsabilidade social. Houve também a participação do diretor de marketing da ,Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), Lucas Couto, e do jornalista e presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Gustavo Mendicino.

Isadora Nascimento, advogada especialista em Cidadania e Direitos Humanos, produtora de conteúdo, palestrante e consultora em audiodescrição, falou sobre turismo Inclusivo. Nascimento, que possui deficiência visual, abordou as dificuldades enfrentadas ao viajar, quanto à acessibilidade no turismo brasileiro.

Confira o Instagram.

O congresso seguiu das 14h às 15h30, com “A importância da imprensa para fomento e a divulgação de destinos ecológicos no Brasil” e “A importância da capacitação de pessoas no setor turístico para geração de rendas”, por Marden Couto e Luana Bastos. 

Já o Painel IV, explorou o tema “A importância do diálogo entre jornalistas e trade turístico para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais” e “A valorização do território nacional”, com a contribuição da ex-secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, ex-deputada federal e estadual, empresária e educadora, Maria Elvira Salles Ferreira.

Confira atualizações do Congresso pelo Instagram da Abrajet.