Fumec recebe Congresso da Abrajet

Por Ana Luísa Ribeiro

De 21 a 26 de novembro de 2023, a capital mineira e outros 15 estados brasileiros foram escolhidos para receber o 38º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet). Parte do evento, que ocorrerá na Universidade FUMEC, busca promover, despertar e divulgar o turismo por meio de uma variedade de atividades.

Fundada em 1957 no Rio de Janeiro, a Abrajet foi concebida a partir da necessidade de se estabelecer um diálogo entre o jornalismo profissional e a divulgação do turismo no Brasil para todo o mundo. Hoje, a associação está consolidada nos estados brasileiros e representa 180 profissionais em 15 seccionais e dois comitês. 

O evento reforça o compromisso da associação em promover o diálogo, capacitação e divulgação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do turismo no país.

Programação

A abertura, nesta terça-feira (21), pretende reunir cerca de 200 participantes no auditório da Fumec a partir das 8h. O evento conta com a presença de jornalistas associados ou não associados à Abrajet, representantes do trade turístico, professores e estudantes das áreas de turismo, comunicação social e hotelaria.

O primeiro painel, com início às 8:30h, aborda o tema “A importância do diálogo entre jornalistas e trade turístico para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais e a valorização do Território nacional” e trata das questões fundamentais para o crescimento do estado.

O congresso conta com a participação da advogada Isadora Rodrigues Nascimento Santos, especialista em Cidadania e Direitos Humanos. Santos traz reflexões sobre “Turismo inclusivo: um novo olhar para a comunicação” e “Inclusão e valorização de pessoas PCD no mercado de trabalho”.

No período da tarde, o congresso seguirá com o Painel III, das 14h às 15h30, discutindo “A importância da imprensa para fomento e a divulgação de destinos ecológicos no Brasil” e “A importância da capacitação de pessoas no setor turístico para geração de rendas”. O primeiro dia do evento encerrará com o Painel IV, explorando temas como turismo social, turismo de base comunitária e roteiros inovadores, com a contribuição da palestrante Nicole Santos.

Confira a programação completa.