Crianças e adolescentes acessam a internet cada vez cedo, diz pesquisa

Por Redação

Infográfico: Laura Mariano

Pesquisa conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), aponta que as crianças estão se conectando à Internet cada vez mais cedo. Enquanto 11% dos entrevistados afirmavam, em 2015, acessar a rede pela primeira vez até os seis anos de idade, em 2023, esse índice subiu para 24%.

Os dados, alarmantes, foram divulgados no final de outubro, durante a edição do 8º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet, realizado pelo NIC.br e CGI.br. O gerente do Cetic.br|NIC.br, Alexandre Barbosa, afirmou que “esse fenômeno reforça a necessidade de dados robustos acerca das oportunidades e dos riscos online vivenciados por crianças e adolescentes, que orientem políticas e ações voltadas à garantia dos seus direitos e proteção”.

Ainda segundo a pesquisa, intitulada TIC Kids online Brasil, que apresenta as tendências quanto ao acesso e ao uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) pela população brasileira com idade entre 9 e 17 anos, 95% dos indivíduos entre 9 e 17 anos acessam a internet no país, o que representa 25 milhões de pessoas. O celular foi apontado como um dispositivo de acesso para 97% dos usuários, sendo o único meio de conexão à rede para 20% dos entrevistados.

“Limitações na disponibilidade de dispositivos podem restringir os benefícios e ampliar as desigualdades entre indivíduos em diferentes contextos socioeconômicos. No Brasil, o celular ainda é o único dispositivo para conexão à Internet para parcela importante de crianças e adolescentes, sobretudo das classes DE”, explicou Barbosa.

Leia também:

Ciência avança na prevenção, diagnóstico e tratamento do Alzheimer

Quando o luto desafia a saúde mental

Sobre a pesquisa

A 10ª edição da pesquisa TIC Kids Online Brasil entrevistou presencialmente 2.704 crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos, assim como seus pais ou responsáveis, em todo o território nacional. As entrevistas aconteceram entre março e julho de 2023.
A lista completa de indicadores pode ser conferida aqui. Já para rever o painel de lançamento da pesquisa, acesse. O Cetic.br disponibiliza, ainda, os microdados da 10ª edição do estudo para download, além das tabelas completas de proporções, totais e respectivas margens de erro.

Infográfico: Laura Mariano

Danos

Em entrevista ao Conecta, a psicopedagoga Erica Delamarque, especialista em crianças e adolescentes, afirma que a falta de relacionamento, o distanciamento da família e a falta de vínculos são as principais preocupações dos profissionais da saúde com relação ao uso cada vez mais precoce da internet, por crianças e adolescentes.

Com Priscila Beghine e Vitória Figueiredo