TCC reporta consequências da gestão da pandemia de Covid-19
Melissa Miranda, aluna de Jornalismo da Universidade Fumec, abordou a pandemia do Coronavírus em seu trabalho de conclusão de curso. Por meio da produção da reportagem televisiva, “Pandemia de Covid-19: as consequências de uma política que mata“, ela entrevistou fontes oficiais, especialistas e testemunhais, na perspectiva das consequências da gestão do governo federal durante o período pandêmico no Brasil.
Em entrevista ao Conecta, a estudante pontua que a relação entre a política e a vacinação chamou a sua atenção e levantou questionamentos. “Eu ficava pensando como pode uma pessoa deixar de vacinar porque um político falou?”. Melissa alerta para o risco de que a pandemia de Covid-19 seja tratada como inexistente por muitas pessoas, assim como a ditadura militar no Brasil.
Durante a produção do trabalho, o país passava pela campanha eleitoral de 2022. O resultado do processo chamou a sua atenção, uma vez que o ex-presidente Jair Bolsonaro ganhou em Manaus, uma das cidades que sofreu com a falta de oxigênio e negligência do governo.
O principal “obstáculo” foi pensar o produto de uma forma que não ficasse datado, conta Melissa. “Tem que ser uma coisa que a pessoa vá assistir daqui 10 anos e consiga entender”. A reportagem analisa condução a pandemia pelo governo, retratada por meio das declarações públicas do ex-presidente.
“Desde quando eu entrei na faculdade, tinha um objetivo que era fazer um produto para TV. Eu queria fazer uma reportagem para TV porque, dentro do jornalismo, é a área que eu mais gosto e que eu mais me identifico também. Gostei muito do resultado”, avalia Melissa. “Terminei esse processo com a sensação de ‘nossa, eu realmente dou conta de fazer uma produção, de fazer uma edição, de fazer a pauta, de fazer as imagens que precisar”, então tive a sensação de que eu passei por esse processo tendo a certeza que eu dou conta de fazer todos os processos da TV’.”