Jornalistas debatem desafios do futuro profissional  

Por Maria Victória Moreira

Antecipando a comemoração do Dia do Jornalista, celebrado no dia 7 de abril, encontro organizado pelo Coletivo Periódico reuniu na Fumec profissionais da área para debater o futuro profissional do jornalista. O bate-papo, realizado na manhã desta quarta-feira (29/03), foi mediado pelo aluno da graduação da Fumec, Arthur Mesquita, e reuniu jovens profissionais do mercado: Duda Gonçalves, Dani Franco e os ex-alunos Lucas Rage, Duda Ramos e Ricardo Guimarães.

O Coletivo Periódico, movimento dos alunos do quinto período, objetiva valorizar o jornalismo e os jornalistas da Fumec. 

A roda de conversa pautada pela atualidade tratou de temas que movimentam o cenário profissional da comunicação. Com base em experiências, os convidados discutiram sobre a presença das novas ferramentas tecnológicas no mercado de trabalho, como ChatGPT e inteligência artificial. Além disso, analisaram a influência das fake news no setor, como refletiu Lucas Rage, coordenador de jornalismo da Rede 98 e apresentador do Rock News.

Em discussão sobre os formatos jornalísticos e o papel multiplataforma do jornalista, Dani Franco, editora-adjunta de produção audiovisual do O Tempo, falou sobre as diferentes funções desempenhadas e a demanda do mercado.

A inserção das plataformas no campo jornalístico também se estende pelas redes sociais. Ricardo Guimarães, diretor da empresa de assessoria de imprensa RG Comunicação, reforçou a importância da veracidade na produção de conteúdos direcionados para o público que se informa por meio das redes.

A presença de três mulheres, com diferentes características, possibilitou a discussão acerca de gênero, raça e oportunidades no mercado da comunicação. Duda Gonçalves, repórter esportiva na ESPN, deu o seu depoimento sobre os obstáculos enfrentados por ser uma jornalista negra no cenário esportivo.

Duda Ramos, repórter e produtora na TV Band Minas, pontuou a utilização da publicidade no corporativismo, por meio de discursos que visam atingir minorias.