Comunicação e Criatividade: uma dupla que anda lado a lado.
Por Branca Lima
Ravier Ribeiro, diretor de arte e motion designer, conversou com os estudantes dos cursos de comunicação da Universidade Fumec, nesta quarta-feira, 18. Ele falou sobre ensinamentos básicos que todo comunicador deve ter em mente e sobre os desafios criativos na direção de arte.
Publicitário, formado há pouco mais de um ano pela Fumec, atua como diretor de arte na Filadélfia Comunicação e Motion Designer na Comunicação Internacional da Natura.
A ansiedade em querer lucrar com seu trabalho é muito comum nos estudantes, mas ele ressaltou ao longo da palestra que outros pontos devem ser levados em consideração antes desse momento chegar. “Em todo processo criativo nós precisamos conhecer o cliente. Saber mais sobre a sua marca do que ele mesmo”, aponta Ravier, ao falar da importância de conhecer o cliente e a sua marca para fazer um bom trabalho e alcançar os resultados esperados.
Leia Também:
Murilo Rocha: “A imprensa precisa investir no que é jornalismo”
Douglas Magno: fotografia e comunicação em pauta
Jamille Sad: a importância das pesquisas de dados no Marketing
Tenha sempre certeza do que está fazendo e lembre-se de que as pessoas não são obrigadas a saberem do que se trata a campanha que está sendo produzida. Muitas vezes, ressaltou, “a pessoa não sabe nada da marca”.
Para o publicitário, o maior desafio que encontra é conciliar a criatividade com os desejos e gostos de cada cliente. “Sempre que vem uma demanda, o maior obstáculo de todos é a criatividade. E você tem também que tratar do gosto de cada um, precisa achar um meio termo”.
Ravier aconselhou os alunos a aproveitarem todas as oportunidades, remuneradas ou não, pois são elas que fazem o estudante ganhar experiência e alcançar grandes chances na sua vida profissional.