Agências e produtoras do curso apresentam projetos experimentais
Por Ana Clara e Pedro Tunes

O anúncio das propostas dos trabalhos finais dos alunos do último semestre do curso de Comunicação Social aconteceu durante a 51ª edição do Presentation. O evento, realizado no último dia 10 de setembro, apresentou os projetos desenvolvidos durante o segundo semestre deste ano pelas agências Batuq e Godê e as produtoras Favo e Taghir.
A agência Batuq- nome inspirado num ritmo afro-brasiliero- relatou a proposta de trabalho que visa valorizar os princípios da brasilidade. A agência irá elaborar uma campanha de comunicação integrada para a Tradicional Limonada, fortalecendo uma nova imagem e ampliando para o público jovem de Belo Horizonte. Presente no Mercado Central de Belo Horizonte desde 1938, a Tradicional Limonada se tornou um símbolo da capital mineira, atraindo turistas e moradores.
Já a produtora Favo irá produzir um conteúdo que apresenta as experiências de vida dos idosos do Instituto Ozanan com um olhar sensível. O objetivo é transformar histórias reais em narrativas audiovisuais que sensibilizam, conscientizam e geram impacto. A instituição, que é uma associação filantrópica sem fins lucrativos, ganhou destaque nacional após o aniversário de 118 anos do senhor Levinho — possível pessoa mais velha do mundo e atualmente cotado para o Guinness Book.

A terceira apresentação do evento foi da Agência Godê, que tem como cliente a ReciclaBelô– um projeto social de Belo Horizonte, que tenta trazer visibilidade e dignidade para os catadores. O nome da agência faz referência ao “godê”, uma paleta usada por pintores para misturarem suas tintas, combinado com a silhueta de um pavão, reforçando a beleza da marca. O objetivo da campanha é sensibilizar e educar sobre a importância do trabalho dos catadores autônomos.

Encerrando as apresentações, a Produtora Taghir – cujo ícone é uma borboleta, simbolizando a transformação – apresentou como objetivo do projeto um produto audiovisual que provoque evolução, tendo a ONG Colmeia como seu cliente. Fundada em 1954, a ONG foi pioneira no atendimento institucional para mulheres em Minas Gerais e no Brasil. Inicialmente, a instituição acolhia mães expulsas de casa devido à gravidez, uma prática socialmente condenada na época.

O professor Admir Borges, realizador do projeto experimental, explica o papel do presentation, evento que apresenta as agências e produtoras experimentais, e o processo do trabalho que coloca em prática os conhecimentos da graduação.