Centro de Referência em Atenção e Inclusão do Aluno oferece atendimento especializado

Por Maria Victória

O Cerai funciona na sala B210 da FCH / Foto: Ricardo Davidovsk

O Centro de Referência em Atenção e Inclusão do Aluno (Cerai) presta atendimento para alunos com deficiência e/ou transtornos que afetam o desempenho acadêmico. A obrigatoriedade do serviço é garantida pela Lei de Inclusão 13.146.

Jurassa Medeiros integra a equipe do Cerai desde 2017 e explica que o atendimento prioriza a necessidade de cada aluno. “Temos alunos com perfis diferenciados como, por exemplo, os que demandam mais atenção e acompanhamento diário; os que não demandam acompanhamento diário, porém, necessitam de dilação de prazo e sala separada para realizar as provas; aqueles que demandam atendimento psicopedagógico para dialogar e organizar um cronograma de estudos; autônomos que já acostumaram com suas próprias adaptações e dependem apenas de levarmos ao conhecimento dos professores suas especificidades”, explica. 

A pedagoga Nathalia do Carmo também trabalha no Cerai e acrescenta que além, desses serviços, é feita a tradução com intérprete de libras em formaturas, colação de grau e leitura de material com antecedência para alunos e funcionários da Fumec. “O atendimento é individualizado e humanizado, visando sempre o bem-estar do estudante dentro da sociedade acadêmica”, enfatiza ainda Medeiros.

Para ter acesso ao Cerai, o aluno precisa fazer um contato inicial pelo telefone (31) 3228-3020 ou pelo e-mail [email protected]. Estudantes diagnosticados devem preencher um requerimento, além de anexar um laudo que comprove a deficiência. Os demais alunos que buscam o auxílio pedagógico precisam apenas preencher o requerimento com as suas necessidades.

Também é possível entrar em contato pessoalmente, na sala B210 do segundo andar do prédio FCH.