Universidade FUMEC realiza evento em promoção à saúde 

Por Amanda Serrano

Foto: Amanda Serrano

A Universidade Fumec, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, promoveu, na manhã desta quarta-feira (26/10), um evento com o intuito de conscientizar sobre e promover a saúde. A ação foi administrada pelos alunos do curso de Biomedicina da faculdade e contou com a distribuição de camisinhas, autoteste HIV, testagem de Sífilis e Hepatites virais, aferição de pressão e de glicose. 

Durante a mostra, os alunos também explicaram sobre a importância dos métodos contraceptivos. Segundo o estudante de Biomedicina, Felipe de Oliveira, trazer tais assuntos para todos da faculdade é muito importante. “Isso traz uma visibilidade maior a um tema tão importante quanto esse”, afirma. 

“Em parceria com o SUS, que distribuiu os testes para a prefeitura que, por sua vez, distribuiu à universidade”, completa o estudante. Thiago ainda explica que os alunos ali presentes passaram por um curso, ministrado pela própria prefeitura, do programa “BH de mãos dadas contra a AIDS”, para poderem se capacitar e cuidar da mostra. 

Gabriel Reis, também estudante de Biomedicina, estava por conta de aferir a pressão das pessoas. De acordo com ele, a ação foi organizada de uma forma na qual o indivíduo passa por uma triagem. “Medimos primeiro a pressão e a glicemia, depois encaminhamos a pessoa lá para dentro [sala], onde está ocorrendo os teste para Sífilis, Hepatites e HIV.”

Gabriel esclarece que os resultados saem  entre 10 e 15 minutos e explica que o autoteste funciona com a mesma metodologia que os testes rápidos utilizados pelo SUS. “Você vai precisar fazer um swab oral (introduzir o cotonete na boca para pegar material genético através da saliva), depois deposite-o no tubo de teste, deixando a saliva em contato com o líquido reagente.”

“O reagente promove a formação de linhas no dispositivo, indicando o resultado. Se aparecer apenas uma linha, seu teste deu negativo, duas linhas, seu teste deu positivo, e se não aparecer nenhuma linha, seu teste deu inválido”, complementa Gabriel. O universitário salienta a importância de ler a bula e segui-la à risca. 

O estudante de jornalismo, Lucas Silva, aproveitou a oportunidade para checar a saúde e ressaltar a relevância do evento. “A saúde sempre tem que estar em primeiro lugar. Eu torço para que a Fumec faça mais eventos como este, é uma via de mão dupla que beneficia tanto a faculdade quanto os alunos e funcionários”, declara. 

Luisa Santa Casa, aluna do curso de Publicidade e Propaganda, reforça a necessidade de todos se informarem sobre o assunto. “Muitas pessoas não têm acesso ao tema, e, este evento, permite disseminar mais a informação.” Fazendo um adendo sobre o Outubro Rosa, ela comenta: “também é muito importante que, além disso tudo, a mulher faça o autoexame. Pelo menos uma vez por mês, toque os seios, conheça seu corpo e os sinais que ele te dá.”