Conexcom debate dualidade do jornalismo na era digital
Por Gabriela de Castro, Maria Júlia Coelho e Vitória Figueiredo
A Semana da Comunicação 2024 teve como temática do seu segundo dia de palestras (28/05) as atualizações da comunicação em diferentes meios a partir das inovações digitais. Através da discussão do impacto do marketing na forma de escrever e divulgar notícias, mediada pelo professor Aurélio José da Silva, os estudantes dos cursos de publicidade e jornalismo tiveram a oportunidade de compreender as diferenças entre os veículos convencionais e digitais.
Will Araújo, um dos palestrantes convidados, possui um extenso currículo que inclui passagens pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), UniBH e Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Especialista em jornalismo digital e de dados, atuou como subeditor do Estado de Minas e hoje é assessor organizacional da Secretaria da Fazenda. Araújo ressaltou que as tecnologias já são uma realidade inevitável, resta encontrar a melhor forma de utilizá-las: “As inovações vêm da mesma forma que vieram para outras pessoas que enfrentaram isso anteriormente. Se sobressai quem consegue utilizar essas informações de forma inovadora e inteligente”.
Veja a entrevista completa com o Will Araújo:
Já Luiz Othavio Gimenez (Zotha) é graduado em jornalismo pela PUC-Minas, diretor criativo da Teia de Criadores, apresentador e podcaster. Gimenez discutiu como sua carreira de jornalista conversa também com o trabalho como influenciador digital, e como utilizou o espaço que conquistou para falar de temas que acreditava serem relevantes. “A partir da visibilidade que adquiri trabalhando no Estado de Minas, comecei a trabalhar também com publicidade”. Destacou também alguns pontos chaves de sua carreira, como a cobertura do Carnaval de Belo Horizonte. Relatou também a decisão de deixar o emprego no Estado de Minas para construir seus próprios projetos: “Os veículos de comunicação podem não te acompanhar da forma como você está andando, então você opta por deixá-los”.
Lorena Tarcia é graduada em Comunicação Social com especialização em Jornalismo na PUC-MG. Especialista em Novas Tecnologias em Comunicação, possui formação também em Marketing, Publicidade e Relações Públicas, Educação e Convergência de Mídias. A palestrante explicou sobre uma das grandes questões da comunicação, em sua perspectiva: as possibilidades de diálogos com as pessoas. “Precisamos variar nossas vozes e escutas. Quando você traz uma comunidade para construir com elas as falas, sem ficar presos a fontes específicas, temos um contraponto à mídia de massa ao utilizar essa riqueza de pessoas que estão conectadas”.
Veja a entrevista completa com a Lorena Tarcia:
Ana Luísa Fonseca é formada pela Universidade Milton Campos. É editora-chefe do jornal The News, que acumula mais de 600 mil seguidores. Além de relatar o momento que percebeu a importância de uma comunicação clara, que foi através do contato com a linguagem jurídica no curso de Direito, Fonseca elaborou sobre as diferenças entre o jornalismo convencional e atual, e aponta o surgimento de nichos específicos como um dos pontos principais.
Durante o debate, os convidados dialogaram sobre temas como algoritmos, inteligência artificial e discursos de ódio e disseminação de desinformação nas plataformas digitais. Discutiram também sobre a produção de notícias, que são produzidas em quantidade maior na era digital, mas de forma menos consistente. Finalizaram o segundo dia de palestras dando dicas aos alunos sobre o mercado da comunicação.
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