Conexcom aborda segmentação de mercado para sucesso da influência em último dia de evento
Por Gabriela de Castro e Vitória Figueiredo
A Semana da Comunicação 2024 chega ao fim com o terceiro dia de palestras (29/05). Com o objetivo de gerar uma discussão sobre a importância de compreender os insights fornecidos pelas métricas e como essas informações podem informar e aprimorar nossas estratégias de marketing e comunicação, a mesa foi mediada por André Rubens, CEO da IN8 e apresentador do canal “Super Jovem”.
Durante o evento, os palestrantes debateram sobre como ocorre a escolha e alinhamento de posicionamento dos influenciadores em relação às marcas, quais são as estratégias utilizadas pelas agências em relação ao consumidor do conteúdo e as estratégias para reter o público diante das mudanças e diversidades do mercado, como analisar as métricas e comentaram sobre as expectativas para o mercado de influência e suas constantes mudanças.
Pedro Gazzola é formado pela Universidade FUMEC e atua no mercado de entretenimento desde 2010. É CEO e cofundador da Roda Produções, uma produtora de grandes eventos no ramo artístico e agenciadora de criadores de conteúdo digital. Já Mariana Vieira é co-fundadora da Roda Digital e é formada pela Universidade Gama Filho e especialista em marketing de influência e gerenciamento de carreiras. Os dois sócios trabalharam com influenciadores como Gustavo Tubarão e Enaldinho e com marcas como Disney e Spotify. Os dois palestrantes contaram um pouco sobre suas trajetórias e experiências no mercado: “O trabalho do influenciador não consegue de forma palpável ser metrificada, pois não necessariamente a venda está no clique, no link. A venda está no poder de influência”, pontua Gazzola. “Na realidade, (as vendas) não tem a ver com métrica, tem a ver com engajamento”, ressalta Vieira.
Formada em Comunicação Social e pós-graduada em Marketing, Negócios e Finanças, Fabiana Lopes é diretora e co-fundadora da Enlace Gestão, empresa especializada em Marketing e Branding. Também é co-apresentadora do programa “Por Trás das Marcas” na Rádio Band News, onde entrevista CEOs de grandes empresas. Lopes pontua a importância de analisar não só o alcance em números de um influenciador: “Métrica é importante, mas também é importante entender o real poder de conexão com a comunidade. Não é apenas olhar os números”.
Paloma Bram é formada pelo Centro Universitário Una e trabalha com marketing de conteúdo. Durante o debate, Bram enaltece a importância de cultivar um público: “Quando a gente cria conteúdo, temos que deixar o ego de lado e trazer o consumidor para dentro da comunidade, pois é a comunidade quem vai gerar esse engajamento”
Assim, a Semana da Comunicação 2024 finaliza gerando debates construtivos sobre questões em pauta no nicho das comunicações.
E você, acha que os influencers realmente têm o propósito de agregar valor e conhecimento para o seu público? Confira as respostas das pessoas que entrevistamos para o Portal Conecta: