Conexcom: ex-alunos relatam estratégias de sucesso como empreendedores 

Por Gabriela de Castro, Maria Júlia Coelho e Vitória Figueiredo

Alunos e professores estiveram presentes no 1° dia da Conexcom
Foto: laboratório de fotografia da FCH 

A semana da comunicação 2024, organizada pelos alunos do quinto período de Publicidade e Propaganda da Fumec, começou nesta segunda, 27 de maio. O evento aconteceu no auditório Phoenix, na faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde. O primeiro dia de palestras teve como temática ”Empreendedorismo – cases de sucesso”. Os convidados foram as designers e irmãs Cissa e Cela Guedes, que se formaram no curso de graduação da Fumec, sócias da marca de moda praia Cice Beachwear, e o também ex-aluno do curso de publicidade e propaganda da Fumec, Rafael Melo, CEO e co-fundador da destilaria Zuur Corp. 

As palestras aconteceram após discursos dos organizadores da Conexcom e de professores da Fumec, como o coordenador do curso Sérgio Arreguy. Outro docente que participou do primeiro dia do evento foi Aurélio Silva, que mediou a seção de perguntas para os palestrantes. Houve, também, sorteio de produtos dos patrocinadores.

O professor Aurélio Silva, da Fumec, mediou um debate com os palestrantes  
Foto: laboratório de fotografia da FCH 

Cissa e Cela Guedes – Cice Beachwear 

As irmãs contaram a história da Cice beachwear  
Foto: Laboratório de fotografia da FCH 

As irmãs Cissa e Cela Guedes contaram ao público sobre a história da marca de roupas Cice Beachwear, fundada por elas há quatro anos. Após a criação da loja, que, no início, não contava com e-commerce ou espaço físico de vendas, o principal desafio era encontrar formas de atrair o público.  

Segundo as sócias, o primeiro pilar para o sucesso da Cice Bech Wear foi a comunicação no digital: “Precisávamos chamar atenção das clientes, fazê-las se identificar com a forma como a gente se comunicava”, explicou uma das irmãs. “A comunicação no digital era muito importante para que a gente conseguisse atrair novas pessoas, clientes que se identificaram e fidelizariam com a marca.”  

O storytelling – contação de uma história por meio de uma narrativa – foi essencial para que a Cice Beachwear ficasse conhecida no mercado: “Sempre tentamos colocar storytelling  em tudo que fazíamos”, relatou.  “As pessoas gostam de saber as histórias por trás dos produtos”.   

“Passamos a contar casos [nas redes sociais, relacionados com a marca], para levar um pouco da personalidade da Cice aos clientes”, contou. “Utilizamos, também, o humor. As pessoas se identificavam com o que era relatado, e, consequentemente, aconteciam vendas.”   

Uma das plataformas utilizadas pelas irmãs para promover a marca é o tiktok:

O storytelling também foi utilizado em campanhas promovidas pela marca. Em uma delas, Cissa e Cela observaram o horário em que os clientes mais compravam na loja – de madrugada – e liberaram um cupom de desconto exatamente nesse período; os clientes foram avisados da campanha pelo WhatsApp da Cice.  

“Tudo o que fazemos [dentro da Cice] envolve narrativa, para aumentar a proximidade entre cliente e marca”, ressaltou. “A experiência [do comprador com a empresa] está em tudo: antes, durante e após a venda”, finaliza.  

Veja a entrevista completa com as irmãs Cissa e Cela Guedes:

O Conecta conversou com Cissa e Cela Guedes 

Rafael Melo – Zuur Corp destilaria  

Rafael Melo falou, em sua palestra, sobre a trajetória até se tornar CEO da destilaria Zuur Corp. Inicialmente, Rafael criou, em sociedade, a “Farra Marketing”, uma agência de marketing universitário, que objetivava levar ações de marketing às festas promovidas por estudantes de Ensino Superior.  

Ainda no setor universitário, Rafael participou da Five Produtora, que produzia eventos. Após conhecer um bartender, surgiu a ideia de criar uma bebida – um gin tônica engarrafado. Com o sucesso do produto, houve a necessidade de industrializar a fabricação. 

Rafael criou seu próprio gin: o zuur gin. O produto agradou, e o publicitário começou a fornecê-lo em muitos eventos, como no casamento da blogueira Thássia Naves e no Festival Sarará.  

A pandemia, porém, interrompeu temporariamente o sucesso da marca. Rafael resolveu inovar: criou um álcool em gel, um produto essencial da época, com aroma de gin. Durante o período de isolamento social, o site da destilaria passou a disponibilizar receitas de gins caseiros, para que as pessoas pudessem preparar as bebidas em casa.    

Outras parcerias foram acontecendo. Uma vinícola se interessou em comprar a marca de Rafael: dessa forma, surgiu a Zuur Corp. O CEO acredita que o marketing de influência foi fundamental para o sucesso da marca.  

“Pensando em marketing de influência, tudo isso [a empresa] foi montado pela influência que eu e meu sócio tivemos ao nosso redor”, enfatizou. “Você precisa ter influência sobre as pessoas que estão ao seu lado para conseguir as coisas que você quer”, aconselhou. “Ser visto e ser lembrado são os pilares básicos de qualquer empresa.”  

O CEO comentou sobre a importância de se fazer contatos:

Fonte: Arquivo pessoal Conecta

Segundo ele, a relação da empresa com o cliente é essencial: “todo relacionamento que o cliente desenvolve com a gente tem que ser muito pessoal”, contou. 

“Muitas vezes, [minha empresa] não tem uma relação direta com o cliente, mas sempre tentamos fazer da melhor forma para ele viver as experiências”, explicou. “Tentamos entregar para as pessoas esse tratamento privado, que gostaríamos de dar para elas pessoalmente”.  

O publicitário ainda deu um conselho para os interessados em trabalhar com marcas: “Seja ‘cara de pau’, entre em todos os lugares, conheça as pessoas e troque ideias”, encerrou.  

Assista, na íntegra, a entrevista com Rafael Melo:

Entrevista com Rafael
Arquivo pessoal Conecta

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