Semana da Comunicação discute marketing de influência na comunicação digital

Por Vitória Figueiredo 

Foto: Conexcom 

Nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2024, acontecerá, na Universidade FUMEC, a Semana da Comunicação 2024 (Conexcom). Os convidados darão palestras que, de acordo com o Instagram oficial do evento, permitirão que o público conheça “mais sobre os bastidores dos grandes negócios e do Marketing de Influência”. O evento será no auditório Phoenix, na Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde, das 9h às 11h15.  

Confira a programação:  

Dia 1 – 27/05 – Empreendedorismo – Cases de sucesso  

O primeiro dia será focado no mercado do marketing de influência e na vivência prática da área. Os convidados serão Cecília Guedes, Marcela Guedes e Rafael Melo.

Dia 2- 28/05 – Jornalismo: a dualidade do jornalismo na era da tv e na era digital  

No segundo dia, os palestrantes Zotha, Will Araújo, Lorena Tarcia e Ana Luísa Soares conversarão sobre o jornalismo na atualidade e a migração dos veículos de mídia para o meio digital, além das formas que o marketing utiliza para impulsionar o sucesso do jornalismo nas plataformas digitais.  

Dia 3- 29/05 – as estratégias do mercado de influência: segmentação de mercado para o sucesso da influência 

Pedro Gazzola, Mariana Vieira, Fabiana Lopes e Paloma Bram são os convidados para o último dia da Semana da Comunicação. O assunto será o monitoramento de métricas e o papel dos influencers em relação a convencer e moldar o comportamento do público.  

Os palestrantes  

27/05 

Cecília Guedes, sócia da Cice Beach Wear 
Foto: Conexcom/arquivo pessoal  

Cecília Guedes – Sócia de uma marca de moda praia, a Cice Beachwear, Cecília Guedes é formada em Design de Moda.  

Marcela Guedes, sócia da Cice Beach Wear 
Foto: Conexcom/arquivo pessoal  

Marcela Guedes – Irmã de Cecília, também é designer de moda e sócia da Cice Beachwear.  

Rafael Melo, CEO da destilaria Zuur Corp
Foto: Conexcom/arquivo pessoal  

Rafael Melo – Formado em Publicidade e Propaganda pela Fumec, é co-fundador e CEO da destilaria Zuur Corp. Rafael aplica estratégias de marketing para impulsionamento da marca.  

28/05  

Zotha, diretor criativo da Teia de Criadores
Foto: Conexcom/arquivo pessoal 

Zotha- Trabalhou na redação do jornal Estado de Minas. Criou a coluna “Xôtifalá”, primeira coluna digital de opinião e entretenimento da imprensa de Minas Geais. Possui MBA em Transformação Digital pela Universidade de São Paulo (USP) e é atuante na luta contra a desinformação. Além de jornalista, apresentador e podcaster, Zotha é diretor criativo da Teia de Criadores, uma agência social de comunicação de Minas Gerais.  

Will Araújo, especialista em Jornalismo digital
Foto: Conexcom/arquivo pessoal/linkedin 

Will Araújo – Will é jornalista e especialista em Jornalismo digital e de dados. Foi subeditor do jornal Estado de Minas. Atua como assessor organizacional da Secretaria da Fazenda.  

Lorena Tarcia, jornalista, especialista em Novas Tecnologias da Comunicação
Foto: Conexcom/arquivo pessoal

Professora Lorena Tarcia – É jornalista, especialista em Novas Tecnologias da Comunicação. Realizou, na Inglaterra, uma pós-graduação em Marketing, Publicidade e Relações Públicas. Formou-se em Convergência de Mídias, em um projeto da Universidade da Carolina do Sul, nos EUA. 

Ana Luisa Soares, editora-chefe do The News
Foto: Conexcom/arquivo pessoal

Ana Luisa Soares- É editora-chefe do The News, um jornal com mais de 600 mil seguidores, cuja ideia principal é o recebimento de notícias por email (newsletter).  

29/05  

Fabiana Lopes, Copresentadora do “Por trás das marcas”
Foto: Linkedin

Fabiana Lopes – Copresentadora do “Por trás das marcas”, da Rádio BandNews, Fabiana é formada em Comunicação Social e tem pós-graduação em Marketing, Negócios e Finanças. Dirige e é cofundadora da Enlace Gestão, empresa de construção de imagem de pessoas físicas e jurídicas (empresas).  

Pedro Gazzola, CEO e cofundador da produtora de eventos Roda Produções
Foto: Conexcom

Pedro Gazzola – Formou-se em Publicidade e Propaganda pela Universidade Fumec. Pedro é CEO e cofundador da produtora de eventos Roda Produções, além de empresário de influenciadores, como Gustavo Tubarão e Enaldinho.  

Mariana Vieira, especialista em marketing de influência
Foto: Conexcom

Mariana Vieira – Especialista em marketing de influência e gerenciamento de carreiras, Mariana é sócia de Pedro Gazzola co-fundadora da Roda Digital.  

Paloma Bram – Creator, especializada em alcance e retenção de comunidade
Foto: Linkedin

Paloma Bram – Creator, especializada em alcance e retenção de comunidade. Atua com produção de vídeo e marketing de conteúdo.  

Inscrição  

A Semana da Comunicação será aberta aos públicos externo e interno da Fumec. O público interno deverá se inscrever pelo Sinef Quem não estuda na Fumec precisará retirar os ingressos pelo Sympla.  

Outras informações  

Demais informações sobre a Semana da Comunicação e sobre o evento Conexcom podem ser obtidas no instagram oficial do evento: @conexcombh.