Agência Atrio destaca solidariedade com pacientes oncológicos

Por Vitória Figueiredo

Presentation da Agência Atrio contou com a presença de professores da Universidade FUMEC e do presidente da ONG "Todos por uma boa causa", Marconi Ribeiro. / Foto: reprodução.
Presentation da Agência Atrio contou com a presença de professores da Universidade FUMEC e do presidente da ONG “Todos por uma boa causa”, Marconi Ribeiro. / Foto: reprodução.

No dia 4 de abril de 2024, quinta-feira, a Agência Atrio, primeira agência de comunicação integrada da disciplina Projeto Experimental da Fumec, realizou o seu Presentation. No evento, os integrantes da agência deram maiores informações sobre a Atrio aos professores, alunos, pais e convidados. 

O nome “Atrio” faz referência ao pátio central de casas gregas e romanas. “Assim como o átrio, a Atrio Comunicação Integrada é onde são feitas as conexões e também onde é produzida uma comunicação de qualidade e eficiência”, de acordo com informações publicadas nas redes sociais da agência. 

Foram exibidos vídeos de ações de divulgação da Átrio: os integrantes mostraram a entrega dos convites aos alunos e das camisetas da agência aos professores, a ação realizada no pátio da FCH e todo o material de divulgação da BH Gráfica, parceira da agência neste projeto.

Os participantes explicaram sobre o nome da agência, slogan, logotipo, cores, tipografia, material promocional, artigos de papelaria, documentos, dentre outros. Os patrocinadores da Atrio distribuíram brindes, com sorteio de produtos das marcas.

Integrantes da Agência Atrio e professores da Universidade Fumec em um palco, posando para uma foto. Balões cor-de-rosa decoram o ambiente.
Integrantes da Agência Atrio e professores da Universidade Fumec. Foto: Reprodução

Comunicação Integrada

A Atrio é a primeira agência de comunicação integrada da disciplina Projeto Experimental. A agência de comunicação integrada inclui a atividade publicitária da comunicação, com conteúdo para redes sociais e propagandas, e a produção jornalística, que envolve a assessoria de imprensa e elaboração de matérias de interesse público.

Ana Luisa Fonseca, responsável pela assessoria de imprensa da Atrio, explicou a diferença de uma agência de comunicação integrada. “A agência de comunicação integrada tem toda essa parte do Jornalismo e da assessoria. Tem a parte das peças gráficas, que é publicitária, e a textual, das notícias, que serão feitas por nós, jornalistas”. 

“As agências anteriores são muito focadas na parte publicitária, não possuem esse viés social que a nossa agência vai ter”, informa Ana Luisa. Desta forma, enfatiza, as opções de atuação dos estudantes na organização foram ampliadas.

“Se a gente fosse montar uma agência apenas de Publicidade, nós, do Jornalismo, íamos perder muito conteúdo. Se fosse uma produtora, os publicitários também perderiam muito conteúdo”, ressalta. “Então, a gente decidiu montar uma agência de Comunicação Integrada, para que tanto os jornalistas quanto os publicitários da nossa equipe pudessem colocar em prática os conteúdos que foram aprendidos ao longo do curso”.

Presentation 

Ana Luisa comentou sobre a sensação da equipe com o fim do Presentation: “A gente está com uma sensação de  alívio, de felicidade”, relata. “Você passa quatro anos imaginando: ‘meu Deus, vai chegar minha hora [de fazer o Presentation], vai ser eu em cima daquele palco’. E tem aquele nervosismo, aquela correria, mas, graças a Deus, deu tudo certo “, comemora. 

Para a estudante, a expectativa com as outras etapas do trabalho é positiva: “A expectativa, daqui pra frente, é que a gente consiga realizar um bom trabalho, que siga nesse processo”, relata. “Nossa equipe é muito unida e esforçada. Acho que a gente vai, sim, conseguir apresentar um bom trabalho no final”.

Cliente

O cliente escolhido pela Agência Atrio para assessoria foi a ONG ‘Todos por uma boa causa’, que produz perucas para pacientes em tratamento oncológico e, além disso, realiza micropigmentação de sobrancelhas. “Marconi, fundador da ‘Todos por uma boa causa’, foi super receptivo com a gente, desde o começo”, conta. 

“A causa deles é muito especial. Acompanhamos o trabalho dele”. Ana Luisa acredita que a escolha da ONG como cliente da Atrio foi benéfica para as duas partes: 

“Eles precisavam de ajuda, a gente precisava de um cliente. Uniu o útil ao agradável. A causa deles é uma causa muito bonita, com a qual a gente, se Deus quiser, vai conseguir contribuir bastante”.

A ONG 

“Todos por uma boa causa” é uma ONG que oferece perucas e tratamentos estéticos a pacientes oncológicos. A organização trabalha por meio de doações de cabelo, por exemplo. Marconi Ribeiro, fundador e presidente, explica sobre o objetivo da entidade, fundada a partir de sua própria história de vida.

“Eu fui cabeleireiro, profissional da área da beleza, durante 30 anos. Perdi minha avó, mãe e quatro tias devido ao câncer. Como eu cuidei de muitos cabelos, sei que, pra muitas mulheres, o cabelo é a honra delas. É a dignidade”, revela. “Então, quando a gente consegue devolver essa autoestima para elas, é muito gratificante. É essa a motivação da ONG”, explica.

Ribeiro falou, também, sobre a escolha da Atrio por ter a ONG como cliente. “Foi uma surpresa muito grande, pra mim, de ter recebido o telefonema dos integrantes da agência no ano passado, falando que queriam abraçar a nossa causa, para a gente poder devolver a autoestima das pessoas”, relata. 

“A gente estava até um pouco desanimado, devido à falta de pessoas pra nos assessorar, e quando a gente ficou sabendo sobre a agência de Publicidade, de pessoas que estão ali cheias de gás para poder dar essa força pra gente, nós ficamos muito gratos”, conta o presidente.  “Esse contato é muito importante pra gente poder crescer e as pessoas reconhecerem o trabalho realizado pela ONG”.

Serviço

A ONG aceita doações de cabelos para a produção de perucas. Outro objetivo é a compra de insumos, como toucas e linhas, e a ministração de cursos de tecimento, para as pessoas aprenderem a confeccionar as perucas.

Para quem tiver interesse em cortar e doar cabelo, a ONG realiza corte gratuito, mediante agendamento, às segundas, terças e quartas. A “Todos por uma boa causa” também tem parcerias com salões de beleza, onde são realizados os cortes. De lá, saem os cabelos para confecção de perucas.

“Todos por uma boa causa”

Instagram: ongtodosporumaboacausa 

Whatsapp: (31) 97340-4039

Assista, na íntegra, a entrevista com o presidente da ONG “Todos por uma boa causa”, Marconi Ribeiro:

Eventos

Além do Presentation, a Agência Atrio realizou, também, uma ação no pátio da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde. O evento aconteceu no dia 2 de abril de 2024 e teve como objetivo divulgar a agência. Houve sorteios, brincadeiras, lanches e distribuição de brindes.

Veja como foram os eventos promovidos pela Agência Atrio: