Novembro Azul alerta para prevenção da diabetes

Por Antonio Ramos, Bruna Luane, Giovanna Ribeiro, Maria Eduarda da Silva e Sofia Valladares

Durante o mês de novembro,  a cor azul ganha destaque como tom de alerta para a importância da conscientização, não só para lembrar da necessária prevenção ao câncer de próstata, mas também da diabetes. 

A Campanha Novembro Diabetes Azul 2023 chama a atenção para a doença que é um fator de risco de doenças cardiovasculares provocada pela falta de insulina ou deficiência da mesma. Atualmente são classificadas quatro tipos de diabetes: a tipo 1, tipo 2, gestacional e a infantil. Os principais sintomas são em sua grande maioria silenciosos, mas podem ser a sede ou micção excessiva, fadiga, perda de peso ou visão turva. 

Novembro Diabetes Azul é uma campanha mundial em prol da conscientização sobre o Diabetes.
Além da prevenção da doença e de suas complicações, o foco também é no tratamento multidisciplinar

O coordenador e professor do curso de biomedicina da Fumec, Cezar Augusto Vilela, esclarece que o primeiro passo para a prevenção é a educação para saúde e conscientização, além do acompanhamento nutricional, pois a doença pode ocorrer por resistência à insulina. Além desses fatores, a alimentação e os intervalos inadequados das refeições podem levar o paciente a desenvolver a doença.

A aluna da Universidade Fumec, Anne Caroline Gomes, conta como recebeu o diagnóstico da médica endocrinologista, após exame de glicemia: “Eu estava com muitos sintomas, emagreci muito”.

Vilela complementa que “não adianta o governo destinar verba se não existe conhecimento da população”. O professor destaca a importância do monitoramento porque, embora não haja cura, o tratamento pode evitar o progresso da doença, diminuindo, ou até mesmo anulando, a necessidade da amputação de membros, como decorrência da necrose ocasionada pelo distúrbio.

Faça o download do material da campanha e apoie a iniciativa de conscientização em relação à prevenção da diabetes.