Dia da Responsabilidade Social reúne comunidade em ações voltadas à cidadania

Por Gabriela de Castro

Alunos do curso de estética oferecem palestra sobre cuidado com cabelos em parceria com a empresa Soft Hair
Foto: Gabriela de Castro

Com o objetivo de beneficiar a comunidade local e democratizar o conhecimento produzido na Fumec, o Dia da Responsabilidade Social foi realizado pela primeira vez na sede da Associação Querubins, na Vila Acaba-Mundo. O evento que realizou ações voltadas à cidadania foi promovido no último sábado, de 8h às 12h, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e a Associação Querubins.

Saúde e lazer

O curso de estética da Fumec, em colaboração com a empresa de produtos capilares Soft Hair, realizou uma palestra sobre cuidados com os cabelos e distribuição de kits da marca para os participantes. A atividade teve bastante aderência por parte da comunidade, visto que houve um grande número de participantes, tanto crianças quanto adultos. 

Além disso, no mesmo ambiente, o curso de biomedicina trabalhou com a comunidade sobre os autotestes de mama e métodos contraceptivos. De acordo com Ana Luiza Moura, aluna do curso, as pessoas se mostraram interessadas em aprender como funcionam essas ferramentas e traziam informações sobre o assunto: “Tiveram muitos adolescentes que vieram, olharam e aprenderam um pouco. Também foi interessante porque as pessoas entenderam a possibilidade e eficiência de utilizar dois métodos (contraceptivos) juntos”. 

Bianca Luiza Moreira, também do curso de biomedicina, reforça a importância da realização de testes de HIV durante a ação: “Muita gente não sabia, principalmente os adolescentes, que não tinham consciência da importância do teste. Os auto testes são gratuitos, disponibilizados nos postos e é possível fazer tranquilamente em casa, a bula é bem didática”. 

Na quadra do estabelecimento, foi realizada tanto a atividade de desenho para o público infantil, quanto a distribuição de pipoca e algodão doce. Em outro espaço externo, foram ofertadas para as crianças outras brincadeiras tradicionais, como pular corda. Além dessas atividades, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais fez uma demonstração de salvamento rápido.

Alunos do curso de biomedicina informam participantes sobre autotestes de mama e HIV e sobre métodos contraceptivos
Foto: Gabriela de Castro

Atendimento psicológico e jurídico

Além das oficinas e brincadeiras, a parceria entre Fumec e Querubins resultou no oferecimento de atendimentos psicológicos e jurídicos. Como diversos pais e responsáveis pelas crianças atendidas pela Associação Querubins participavam no mesmo dia de uma reunião, vários deles puderam conversar com os estudantes do curso de psicologia. Durante o Dia da Responsabilidade Social, tiveram a possibilidade de serem orientados principalmente quanto à fase da adolescência dos filhos. Já o curso de direito mediou o atendimento jurídico, orientando principalmente quanto às questões de previdência.

De acordo com Mercia Correa, coordenadora pedagógica da Associação Querubins, a ação foi eficiente em atingir não só as crianças, mas também as mães: “Foi maravilhosa a proposta, espero que volte mais vezes. Eu lido com as mães e com as crianças no dia a dia, e a proposta foi interessante justamente porque a programação atingiu o público infantil e as mães. Principalmente em relação à estética e assistência psicológica, é algo que elas buscam, porém custa dinheiro e tempo. Hoje a Fumec conseguiu reunir, nesse espaço em que elas confiam, já que seus filhos estão aqui cotidianamente, ações voltadas também para elas”.   

A professora Andréa Vasconcellos, coordenadora do projeto de extensão, explicou em entrevista ao Conecta sobre o objetivo das ações do Dia da Responsabilidade Social. “As comunidades não têm as mesmas oportunidades, o que passa pela ideia de justiça social”, enfatizou a coordenadora sobre a importância da iniciativa.

Crianças se divertem pulando corda durante o evento
Foto: Gabriela de Castro