Setembro Amarelo: como prevenir o suicídio

Por Giovanna Ribeiro e Vitória Figueiredo

Foto: Reprodução

Nos últimos anos, a taxa de suicídio nas Américas teve aumento de 17%, de acordo com a Organização Munidal de Saúde (OMS). No Brasil esse aumento foi de 43% na última década, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM). 

Para diminuir estigmas e preconceitos relacionados ao suicídio e, ao mesmo tempo, incentivar a busca de auxilio por  pessoas que convivem com problemas de saúde mental, a campanha de conscientização “Setembro Amarelo” é promovida, desde 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV)

O mês foi escolhido para a realização da campanha devido à data destinada à prevenção da saúde mental. Criada pela Organizacao Mundial de Saúde (OMS), o dia 10 deste mês é associado à história de Mike Emme. Em seu velório, em 1994, as pessoas tiveram a iniciativa de entregar bilhetes com mensagem de apoio, alcançando repercussão mundial.

O tabu em volta do suicídio é um empecilho às pessoas que lutam contra pensamentos suicidas, impedindo que estejam dispostas a procurar ajuda profissional. Associado à saúde mental, o suicídio pode ser cometido também frente a situações como o término de um relacionamento em que a pessoa tinha uma dependência emocional do parceiro ou, por exemplo, tenha contraído dívidas.

Desde 1962, o Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza meios para que pessoas com problemas suicidas entrem em contato, de forma anônima, com os voluntários para receber ajuda de forma gratuita. As pessoas podem telefonar para o número 188, enviar um e-mail ou conversar por chat com voluntários aptos a ouvir quem precisar de apoio emocional.

O professor dos cursos de Direito e Psicologia da Fumec, Nacib Rachid, destaca a importância de falarmos sobre o assunto. A busca por informação e a postura do cuidado, conforme o professor, são atitudes essenciais para a prevenção do suicídio.

 

Leia mais sobre o movimento Setembro Amarelo que enfatiza o cuidado e a comunicação como caminho para prevenção do suicídio.

About The Author