Douglas Magno: fotografia e comunicação em pauta
Comunicador social aborda em palestra as diversas facetas da fotografia no jornalismo e publicidade
Por Larissa Figueiredo
O fotógrafo Douglas Magno abriu, nesta segunda-feira 16, a Semana Acadêmica dos cursos de Comunicação Social da Universidade Fumec, com uma palestra sobre fotografia e comunicação, apresentando sua experiência em várias editorias, como na cobertura jornalística de esportes, cultura, factual e entretenimento
Graduado em publicidade e propaganda, Magno relatou sua percepção do mercado para fotojornalistas e declarou ter percebido mudanças importantes na última década: “Há dez anos, um jornal contratava 12 fotógrafos, agora são no máximo dois, isso acontece porque as agências de imagem são rentáveis aos veículos”, disse Magno, destacando as oportunidades de atuação nesse setor.
Magno atua no jornalismo desde que concluiu sua graduação e realizou a cobertura de eventos como a queda do avião dos jogadores do time Chapecoense em novembro de 2016, a tragédia da barragem de lama em Brumadinho em janeiro de 2019 e o 7×1 no jogo Brasil e Alemanha na Copa do Mundo de 2014.
Douglas Magno (@douglasmagno) • Fotos e vídeos do Instagram
O fotojornalista pontuou a diferença entre fotografia publicitária e jornalística: “Na publicitária, você pode escolher o melhor ângulo, trocar alguém de lugar, já na jornalística é tudo no momento’’. Além disso, Magno chamou a atenção para os sacrifícios que o fotojornalista deve fazer para conseguir a imagem com boa estética, conteúdo e velocidade. “A vida é mais importante que qualquer foto, saiba seu limite”, afirmou, destacando o respeito ao direito dos entrevistados de não terem suas imagens expostas em situações de tragédia.
A estudante de publicidade e fotógrafa, Heloisa Ramos, 20, relatou interesse em seguir na área da fotografia documental. Para ela, a palestra confirmou suas expectativas em relação à profissão: “É uma profissão desafiadora”.
Confira os trabalhos do fotógrafo no Instagram