Outubro Rosa: Biomedicina realiza ação no campus

Por Ana Alice Calazans
Ação em apoio à campanha Outubro Rosa, organizada pelas alunas do curso de Biomedicina, teve como objetivo conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de ensinar, de forma prática, como realizar o autoexame das mamas.

Na última quarta-feira, 22, as alunas utilizaram um modelo anatômico de mama normal e alterada, com marcações que indicavam os locais corretos para o toque, demonstrando passo a passo como identificar possíveis alterações. A ação despertou curiosidade e engajamento entre estudantes, que puderam tirar dúvidas e aprender técnicas simples de observação e prevenção. Além disso, foram distribuídos laços rosas para todos os presentes.

O coordenador do curso de biomedicina, Cézar Augusto Vilela, relata sobre a ideia de realizar a ação do Outubro Rosa na Universidade “A ideia de realizar a ação do Outubro Rosa surgiu como uma iniciativa para conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”. O objetivo, segundo ele, é mobilizar a sociedade, informando e sensibilizando as pessoas sobre a doença. O coordenador destaca que a ação local foi idealizada para oferecer um espaço de apoio, orientação e prevenção, visando alcançar um público maior e incentivando hábitos saudáveis, além de garantir o acesso a exames e informações essenciais.
Vilela conta como a iniciativa contribui para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Essa iniciativa contribui significativamente para a conscientização ao proporcionar acesso direto à informação e aos serviços necessários para o diagnóstico precoce. Além disso, ao envolver a comunidade em ações educativas e oferecer exames, as pessoas se sentem mais motivadas a cuidar da sua saúde e buscar exames regularmente””. Para o coordenador do curso, a campanha Outubro Rosa é uma oportunidade de quebrar tabus, divulgar a importância do autoexame e de consultas periódicas, e de sensibilizar a população sobre o impacto que o diagnóstico precoce pode ter na cura e no tratamento da doença.
A campanha é um movimento mundial voltado para a conscientização sobre o câncer de mama. A iniciativa reforça a importância do auto cuidado e da detecção precoce, que aumentam significativamente as chances de cura. Ao promover ações como essa, a Fumec, como afirma Vilela, reafirma seu compromisso com a educação, a saúde e o bem estar da comunidade acadêmica.
