Seleção Brasileira: como vem o Brasil para a Copa do Mundo?

Por Daniel Fagundes, Felipe Campos e Pedro Paiva

Entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, acontece a Copa do Mundo no Catar, o Brasil que está no Grupo G, juntamente com Camarões, Suíça e Sérvia, estreia nem 24 de novembro contra Seleção da Sérvia. Mas como vem a Seleção Brasileira para a disputa de mais um título mundial?

Após a eliminação para a Bélgica na Rússia em 2018, o Brasil é o país com o melhor aproveitamento entre todas as seleções que disputarão a Copa, com 36 vitórias, 10 empates e apenas 3 derrotas, números que credenciam os comandados de Tite a um dos favoritos a levantar a taça ao final da competição. Apesar da Derrota na última Copa América para a Argentina, se classificou em primeiro nas eliminatórias com uma invejável campanha de 45 pontos, com 14 vitórias, apenas três empates e zero derrotas.

Neymar, Vinicius Jr e Lucas Paquetá comemoram gol da seleção – Créditos: Reprodução Instagram.

Mesmo não tendo enfrentado grandes seleções europeias, o técnico Tite conta com a grande maioria de seus subordinados atuando em alto nível em solo europeu, em disputa com os principais campeonatos do mundo. Vale ressaltar que a temporada europeia se iniciou no meio do ano e jogadores que jogam por lá estão no meio de suas temporadas, enquanto aqueles que atuam no futebol Sul-Americano terminaram as suas.

A convocação anunciada por Tite aconteceu em 7 de novembro e contou com os seguintes jogadores:

Ouça o podcast Brasil na Copa que debate a perspectiva de desempenho da seleção brasileira.

Defesa

Para a posição de Goleiro temos Alisson, Ederson e Weverton. Alisson que vem sendo titular com Tite desde a última Copa, deverá novamente ser titular, com Ederson como Reserva, e Weverton do palmeiras como terceira opção. Todos os três vêm fazendo boas campanhas em seus clubes, segundo o Site Ogol, especialista em dados esportivos, Alisson atuou em 08 partidas na atual temporada europeia e sofreu apenas 11 gols, enquanto Ederson disputou 10 jogos e foi vazado em 10 oportunidades, já Weverton vem sendo um dos destaques de sua equipe, o Palmeiras na temporada e sofreu apenas 37 gols em 54 oportunidades.

A posição de Zagueiro conta com os selecionados Bremer, Militão Marquinhos e Thiago Silva. Bremer, segundo dados do Site SofaScore, especialista em estatísticas, já disputos 7 jogos nessa temporada (todas como titular), e possui uma média de 0,9 desarmes e 2 interceptações por jogo, Militão que vem de grande ano pela equipe do Real Madrid, já disputou 4 jogos e média de 1,5 interceptações e desarmes por jogo. Marquinhos um dos pilares do PSG já disputou 8 partidas (7 como titular) e possui média de 1,4 interceptações e 1,1 desarmes por jogo. O experiente Thiago Silva já entrou em campo em 6 oportunidades e possui média de 1,8 interceptações e 2,2 desarmes por jogo.

Nas laterais contamos com Danilo, Alex Sandro, Alex Telles e Daniel Alves do Pumas do México. Danilo e Alex Sandro vem atuando regularmente pela Juventus, porém somente Alex Sandro distribuiu uma assistência na temporada, segundo o site Ogol. Alex Telles trocou o Manchester United pelo Sevilla por empréstimo nessa temporada, porém já disputou 7 jogos contribuindo com uma assistência. Enquanto Daniel Alves é o que está mais em baixa, e não vem de boa temporada pela sua equipe no futebol mexicano.

Meio de campo

Para o meio de campo as opções são: Bruno Guimarães, Casemiro, Everton Ribeiro, Fabinho, Fred, Paquetá, além de Philippe Coutinho e Douglas Luiz do Aston Villa que também vem sendo convocados regularmente. Bruno Guimarães vem em Alta é um dos Destaques do Newcastle mesmo ainda não tendo balançado as redes o distribuído alguma assistência. Casemiro que trocou o Real Madrid pelo Manchester United nesta temporada é um dos homens de confiança do técnico Tite e é presença garantida para a Copa, Everton Ribeiro, que voltou a jogar bem pelo Flamengo sob o comando do técnico Dorival Júniror, já disputou 62 jogos esse ano com 9 gols e 9 assistências.

Fabinho é um dos pilares do time do Liverpool e também é presença garantida na no Mundial, principalmente pela sua polivalência, podendo também atuar nas laterais. Fred, apesar de não vir bem no Manchester United possui a confiança de Tite, mas pode ter sua convocação ameaçada por Douglas Luiz do Aston Villa que já marcou 2 gols em 7 jogos nessa temporada. Paquetá é um dos destaques não só da Seleção, como de seu novo clube nessa temporada, o West Ham da Inglaterra e com certeza será titular na Copa. Philippe Coutinho vem de más atuações e ficando na reserva em seu clube, e precisa mostrar mais futebol para ter chances de ser convocado.

Ataque

Principais esperanças de gols da torcida brasileira, os atacantes são Antony, Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Neymar, Pedro, Raphinha, Richarlison, Rodrygo, Vinicius Júnior. Antony, após boa temporada pelo Ajax, se transferiu para o Manchester United, já tendo disputado 6 jogos por sua nova equipe com 3 gols e 2 assistências, segundo o site OGol. Gabriel Jesus destaque do Arsenal que já anotou 4 gols e distribuiu 3 assistências em 8 jogos. Gabriel Martinelli também vem sendo um dos destaques do Arsenal, assim como o xará Jesus.

Neymar é grande esperança de todos os brasileiros para a conquista do sonhado hexa campeonato, e os números empolgam, o craque brasileiro já anotou 11 gols e distribuiu 8 assistências pelo PSG, e chega com tudo no Catar. Pedro talvez seja o Camisa 9 em melhor fase, e é um dos principais jogadores do Flamengo no ano com 25 gols e 7 assistências em 54 jogos. Raphina rapidamente chegou e se tornou titular do Barcelona, um dos maiores clubes do Mundo, e parece ter vaga garantida na Copa. Richarlison também, principalmente pelo futebol que apresenta na seleção, deve ir ao Catar. Enquanto Rodrygo e Vinicius Júnior, que vêm de um ano mágico pelo Real Madrid, com direito a conquista da Champions League como protagonistas, não precisam provar mais nada para garantirem seus lugares no Mundial.

Confira a opinião dos comentaristas esportivos: Bob Faria (98 FM e Portal Superesportes), Diego Domingues (Globo) e Leonardo Gimenez (Itatiaia).

Bob Faria
Diego Domingues
Leonardo Gimenez

Com todos esses bons jogadores, protagonistas em seus clubes, como há muito não se via na seleção brasileira, é inegável o favoritismo do Brasil e milhões de brasileiros contam com o talento dos atletas para conquistarem o tão sonhado hexa, justamente no ano que faz 20 anos da conquista do penta.