Morre Isabel Salgado, pioneira do vôlei brasileiro, aos 62 anos 

Por Amanda Serrano

Isabel foi a primeira jogadora brasileira de vôlei profissional a atuar na Europa / Foto: Twitter

A ex-jogadora de vôlei, Isabel Salgado, morreu na quarta-feira (16/11), aos 62 anos de idade, em São Paulo.  

A atleta, que nasceu no Rio de Janeiro e foi revelada no vôlei durante os anos 1970, estava internada no Hospital Sírio-Libanês após ser acometida pela Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA).  

A SARA, também chamada de Síndrome do Desconforto Respiratório Adulto (SADR), é uma condição que pode ser causada por qualquer doença que cause lesão nos pulmões. Normalmente, é consequência de infecções graves e generalizadas.  

O velório está sendo realizado na capela histórica do Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, zona portuária do Rio. A cerimônia de cremação está prevista para hoje, às 14h, e será restrita a familiares e amigos próximos.

A ex-jogadora atingiu o auge da sua carreira em 1980, ao se tornar a primeira brasileira a jogar em times italianos, na Europa. Isabel fez parte da Seleção Brasileira de Vôlei e participou dos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, e 1984, em Los Angeles.  

Após encerrar a carreira nas quadras, Isabel entrou para o vôlei de praia, e fez dupla com Jackie Silva. Acumulou medalhas ao longo dos anos e, após se aposentar, virou treinadora.