Pós-graduação em Comunicação Social: inscrições abertas
Por Isabella Ferreira

Estão abertas as matrículas para os cursos de pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Fumec. Com foco no mercado digital e nas novas tendências da área, as formações em Redes Sociais, Mídias Digitais e Comunicação e Marketing são coordenadas pelas professoras Nair Prata e Lourimar de Souza.
As aulas presenciais terão início em abril, às terças e quintas-feiras no turno da noite, além de um encontro mensal aos sábados. O corpo docente é formado por mestres e doutores especialistas em suas áreas de atuação.

Foto: Arquivo pessoal
A doutora em Comunicação e professora Nair Prata enfatiza a relevância da especialização em Comunicação para a vida profissional: “Alguns fatores podem ser apontados. Um deles é atualização de conhecimentos, pois a área está em constante evolução, com novas tecnologias, plataformas e tendências surgindo a todo momento. A especialização permite que a pessoa se atualize sobre as últimas novidades e desenvolvimentos na área.”
Networking
A pós-graduação em Comunicação ainda ajuda a desenvolver habilidades práticas, como a criação de conteúdo, a gestão de redes sociais, a produção de vídeos e a análise de dados. Também é preciso levar em conta um fator muito importante: o networking. A professora aponta que “uma especialização em Comunicação oferece a oportunidade de formação de uma rede de contatos, permitindo que o estudante se conecte com outros profissionais da área e estabeleça contatos valiosos”.
“Além dos benefícios profissionais, o curso de pós-graduação também pode contribuir para o desenvolvimento pessoal, ajudando a melhorar as habilidades de comunicação, liderança e resolução de problemas”, afirma.
A estrutura dos cursos é dividida em três módulos: introdutório, específico e integrador, totalizando 360h/a. Isso permite que alunos que já tenham concluído uma formação possam retornar e complementar seus estudos com facilidade. Fazem parte do módulo introdutório disciplinas como Empreendedorismo e Inovação, Estratégias nas Redes Sociais, Gestão de Carreira e Novos Modelos de Negócio em Comunicação, entre outras. E no módulo integrador são ofertadas Criação e Produção Transmídia, Ética e Comunicação e Pesquisa em Comunicação, entre outras disciplinas essenciais para prática profissional.
Comunicação digital
A professora Lourimar de Souza, que tem mestrado em Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos/São Paulo, destaca como as disciplinas se conectam com as demandas e inovações do mercado, “Os cursos acompanham as transformações da comunicação digital por meio da atualização contínua e do foco em habilidades práticas. A integração com novas tecnologias, a análise de casos reais e a colaboração com profissionais do setor garantem um aprendizado dinâmico”, afirma.
“Além disso, trabalhamos o desenvolvimento de habilidades analíticas, a criação de conteúdo estratégico e a incorporação de tendências globais, sempre com um olhar atento à sustentabilidade e à responsabilidade social.” Ela reforça que o principal objetivo dos cursos é preparar os estudantes para a evolução do mercado. “Dessa forma, nossa expectativa é que os estudantes estejam bem preparados para enfrentar os desafios do mercado e sejam capazes de se adaptar às inovações e demandas em constante mudança.”
De acordo com a professora, a crescente integração de áreas no mercado de comunicação digital torna os cursos de pós-graduação em Comunicação essenciais para profissionais da área “A comunicação digital está se tornando cada vez mais interdisciplinar, e os profissionais precisam saber como integrar disciplinas como marketing, publicidade, relações públicas e jornalismo em suas estratégias, ampliando seu impacto.”
As inscrições para os cursos podem ser realizadas no site da Universidade Fumec. Mais informações: fale@fumec.br ou 0800 0300 200.