Dia Internacional da Mulher ressalta luta por direitos

Por Maria Victória Moreira

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março, desde o início do século XX. Essa data marca a luta das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades em diversas áreas da sociedade, além de celebrar todas as suas conquistas ao longo da história e o empoderamento feminino.

Atualmente, a data é celebrada com eventos, manifestações e campanhas que buscam promover a igualdade de gênero e a luta pelos direitos. É uma data importante também para lembrar que existem injustiças que precisam ser combatidas, além de ressaltar a necessidade de políticas públicas que garantam maior segurança para as mulheres.

Como mostra o estudo do boletim “Elas Vivem: dados que não se calam” ao apontar que, a cada quatro horas, uma mulher é vítima de violência. Em 2022, foram registrados 2.423 casos, onde 495 terminaram em morte. Dados fornecidos pelo Jornal Hoje mostram que, entre 164 vítimas de feminicídio em Minas Gerais, 137 não tinham medidas protetivas. Diante desses casos, as autoridades recomendam que as vítimas registrem o boletim de ocorrência e busquem medidas protetivas.

O Conecta entrevistou, em razão do dia 8 de março, duas alunas de Comunicação Social que fazem parte de uma organização de jovens militantes, o “Levante Popular da Juventude”. 

Gabriela de Castro é estudante de Jornalismo da Universidade Fumec e conta que o interesse por pautas feministas, movimentos sociais e defesa de minorias começou em sua família. Durante a adolescência, morou no interior e percebeu que as discussões acerca do assunto ainda eram atrasadas, comparando-se a Belo Horizonte. Ela pontua que o episódio de estupro coletivo ocorrido no Rio de Janeiro em 2016 foi a virada de chave para o seu interesse.

Gabriela fala também sobre o poder da mídia e a relação do jornalismo com a luta feminista.

A aluna de Publicidade e Propaganda, Beatriz Rodrigues, conheceu o movimento por meio de uma mensagem que Gabriela enviou em um grupo da faculdade. Desde então, faz parte do coletivo. Em entrevista, ela fala sobre a experiência.

No dia 8 de março às 16h, o Levante Popular da Juventude realiza um ato na Praça da Liberdade em função do Dia Internacional da Mulher.