Alunos do 1º período produzem revistas para a disciplina de Redação

Capas das revistas produzidas pelos alunos do 1° período, com os temas generalidades, esportes, Fórmula 1 e moda
Créditos da imagem: Vitória Figueiredo

Por Vitória Figueiredo

Os alunos do 1° período de Comunicação Social da Fumec (Publicidade e Propaganda e Jornalismo) produziram revistas impressas para a matéria de Redação. O conteúdo das revistas inclui textos produzidos pelos alunos ao longo do semestre.

Juliano Azevedo, professor da Universidade Fumec e responsável pela disciplina de Redação, comentou sobre a proposta da atividade: 

“A matéria de Redação prevê que os alunos produzam textos básicos da literatura, para serem aplicados na redação publicitária e na redação jornalística. É um trabalho chamado de mídia impressa”, relata. “Serve para os alunos reconhecerem como funciona a aplicação, na Publicidade e no Jornalismo, de crônicas, contos, artigos opinativos, editoriais, estudo de tipografia e resenha crítica (de filmes ou séries ou livros, ou críticas literárias)”, explica Juliano, citando os gêneros textuais presentes nas revistas. 

Juliano acredita que o trabalho é benéfico para os alunos: “A  atividade é importante para os alunos escreverem e produzirem. É fundamental que eles saibam como esses textos são publicados, como é o trabalho, tanto jornalístico como publicitário, de conhecer a mídia impressa, seja na parte textual, seja na parte gráfica”, ressalta.  

Revistas

O professor acredita que a atividade proporciona maior entendimento sobre a produção de uma revista:  “É importante para entender o veículo revista: como ele é feito, como é o relacionamento com a gráfica, o que é uma produção editorial, o que é o papel, sua gramatura, seu tipo,  os acabamentos necessários para fazer uma revista, o tipo de impressão, como fazer a escolha entre RGB e CMYK, escolher as cores, saber como usar a fotografia, fazer a diagramação, entender todo esse processo de construção gráfica”, enumera. 

Conteúdos

Segundo Juliano, os alunos produziram textos de diferentes gêneros ao longo do semestre e, ao final, escolheram quais estariam presentes nas revistas. “Cada grupo pôde escolher um conceito que nortearia a revista: esportes, moda, generalidades, cultura etc”, conta. “ Todos os textos deveriam estar relacionados àquele conceito. O objetivo é materializar esses textos em uma mídia impressa”, finaliza. 

Os temas das revistas foram Fórmula 1, moda, generalidades e esportes. A seguir, o professor comenta sobre os resultados do trabalho: 

Leia, a seguir, as revistas produzidas pelos alunos:

Revista Camp! Anos 60

Revista Cardigan