Fumec recebe doações para vítimas dos temporais no RS
Por Vitória Figueiredo
A Universidade Fumec, por meio da Atlética e do DCE, está realizando uma campanha de arrecadação de doações para as pessoas afetadas pelas tempestades no Rio Grande do Sul. Os produtos para doação são água mineral, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas, agasalhos e cobertores.
Os pontos de coleta das doações ficam nas recepções dos prédios da universidade. As contribuições podem ser feitas das 9h às 19h. A campanha vai até o dia 16/05, quinta-feira.
Tragédia
A partir de 27 de abril de 2024, o Rio Grande do Sul foi afetado por fortes chuvas. Os temporais do primeiro dia prejudicaram 15 municípios. Foram emitidos alertas para risco de tempestade em outras áreas. Em 30 de abril, as primeiras mortes foram registradas.
Deslizamentos e enchentes provocaram estragos pelo estado. O volume de chuva que caiu de 27 de abril a 2 de maio foi três vezes maior do que a média para a época do ano.
As cheias dos rios, como o Taquari e o Guaíba, contribuíram para potencializar os danos da catástrofe. No dia 07/05, o nível do rio Guaíba chegou a atingir 5,28 metros.
De acordo com o G1, essa foi a maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul. O último boletim da Defesa Civil, de sexta-feira (10/5), informou que 113 pessoas morreram e 146 estão desaparecidas. Dos 497 municípios, 435 foram afetados. As chuvas geraram impactos a 1,9 milhão de pessoas.
Ainda segundo a Defesa Civil, 406, 7 mil pessoas estão fora de casa: dessas, 69 mil estão em abrigos e 337 mil, na casa de amigos e parentes. Doações estão sendo enviadas de todo o Brasil para ajudar os afetados.